Cidades mineiras voltaram a registrar ataques a ônibus e locais públicos entre a noite dessa segunda-feira, 4 de junho, e a madrugada desta terça-feira (5). Os incidentes aconteceram no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul do estado. Ao menos 28 pessoas foram detidas.
Desde o domingo, já são mais de 40 veículos incendiados e vandalizados no estado. A polícia apura se a ordem dos atentados partiu de presos que são integrantes de facções criminosas.
Dez ônibus foram atacados em Uberlândia, Uberaba, Tupaciguara, no Triângulo, e Araxá, no Alto Paranaíba, desde a última noite. Em Tupaciguara, os atos criminosos ocorreram na rodoviária.
Cinco ônibus do transporte coletivo foram incendiados em Passos, Machado, Alfenas e Itajubá, no Sul de Minas. Na última cidade, foram dois veículos danificados. Além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha e em uma caminhonete em Passos.
Em nota, o governo de Minas Gerais informou que “está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, em diferentes cidades mineiras”.