Pesquisa realizada pela Reuters em parceria com o Instituto Ipsos, indica uma vantagem da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, com 47% das intenções de votos, contra 40% do seu concorrente, o republicano Donald Trump.
A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (24), revelando a preferência de 46,61% dos entrevistados por Kamala, e 40,48% apostando em Trump. O resultado contrasta com levantamentos anteriores que apontavam empate técnico entre os candidatos. A pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais.
A explicação para o aumento da vantagem de Harris é a crescente confiança de que ela possa gerir melhor a economia do país, apesar de Trump ainda levar pequena vantagem nesse quesito.
O levantamento aponta que 43% dos entrevistados confiam mais no republicano para as questões econômicas, enquanto outros 41% apostam em Harris. Em julho, a diferença era de 11 pontos favoráveis a Trump.
A pesquisa entrevistou 1.029 pessoas nos Estados Unidos, sendo que destas, 871 já estavam registradas para votar.
Nos EUA o registro é necessário, já que o voto não é obrigatório.
Os candidatos estão concentrando suas promessas de campanha na economia, notadamente o ponto mais sensível para o eleitor americano.
Enquanto Trump promete criar zonas especiais de produção em terras federais e aumento de tarifa para produtos importados, Kamala, por sua vez, promete isenção fiscal para famílias com filhos, além de impostos mais altos para as empresas.