De 15 em 15 dias, o Lar de Ozanam realiza campanhas de arrecadação de materiais importantes para a sua manutenção. Embora receba o apoio do município – fundamental para a sobrevivência da entidade -, a instituição também conta com a solidariedade dos itabiranos para se manter. Porém, tão importante quanto a doação de produtos é o carinho da população de Itabira junto aos 52 idosos residentes hoje no espaço, localizado no bairro Campestre.
Em entrevista à DeFato, Joel Barcelos e Janine Barbosa, presidente e gerente administrativa do Lar de Ozanam, respectivamente, pediram o apoio da comunidade nas duas frentes. Eles destacaram o retorno das visitas à entidade, algo que costuma ser muito importante para a saúde dos idosos.
“Quando tem visita, o idoso sente muita felicidade. É perceptível a mudança de humor, a satisfação dele em ver essas pessoas vindo. Isso ajuda muito na questão da própria saúde mental do idoso, contribui muito com nosso trabalho dentro da casa. Porque às vezes ele está deprimido dentro do quarto, a gente chama, fala que tem visita”, explica Janine.
Grupos de palhaçaria e estudantes costumam estar entre os visitantes mais frequentes. Porém, qualquer itabirano pode se dirigir ao Lar de Ozanam. Segundo Janine, esta é uma forma de oferecer atrativos que vão além da “família” já construída dentro da casa.
“Quando o grupo de palhaçaria vem, o idoso sai, tem mais disposição e ânimo. Nós somos a família dele, e vindo outras pessoas, com novas atividades e propostas, ajuda muito tanto na saúde física quanto mental. Rende uma semana de comentários, perguntando quando eles vão voltar. É muito gratificante”, completa.
O amor e afeto, aliás, são parte essencial do trabalho realizado no Lar de Ozanam. Para o presidente da entidade, é preciso entregar tudo de si na gestão do espaço.
“Toda a diretoria faz um trabalho voluntário, não é remunerado e não possuímos lucro para manter a gestão. Mas nos sentimos muito à vontade, pois é um trabalho que a gente faz porque simplesmente temos o dom de trabalhar com os mais necessitados. Então, para servir a gente tem que doar tudo que temos”, diz Joel.
As visitas podem ser feitas em todos os dias da semana, entre 15h e 16h. Para tal, é necessário estar vacinado com as quatro doses da vacina e portar máscara. O visitante também conta com um Bazar completo, cujo dinheiro arrecadado é revertido na manutenção do local.
Ajuda material
Quanto às principais necessidades materiais do Lar de Ozanam no momento, arroz, café, enxaguante bucal, fraldas, shampoo e creme de pele são, hoje, as prioridades. No entanto, Joel Barcelos enfatiza que as doações financeiras também são muito bem vindas, afinal, a entidade também possui contas a pagar. O Pix do local é 31987194481.
“Temos também nossas necessidades financeiras, que precisam ser compatíveis com a situação do momento. Essas doações podem ser feitas através do pix. Além dos gastos com materiais, precisamos pagar conta de água, gás etc”, diz o presidente.
Além disso, o gasto com pessoal também exige bastante do caixa da instituição. “Não temos a dificuldade de não ter com o que alimentar ou vestir os idosos. Mas a gente tá sempre precisando, porque não temos condições de fazer uma compra mensal. Contamos com o apoio do órgão municipal, com o qual possuímos convênio, e nosso maior custo é com pessoal. Hoje temos 52 idosos, então o aporte da Prefeitura nos ajuda bastante, sem ele não conseguiríamos manter a instituição. As dificuldades maiores, mesmo, são financeiras”, acrescenta Janine.
O itabirano pode acompanhar as campanhas promovidas pelo Lar de Ozanam nas redes sociais da entidade. Pelo telefone, também é possível saber quais materiais são mais necessários no momento.