Site icon DeFato Online

Novidade no ar: Após 80 mil anos “Cometa do século” se aproxima da terra e poderá ser visto em outubro

Foto: @kjpargeter/Freepik

O Cometa C/2023 A3 (Tsuchinsan-ATLAS), descoberto em 2023 está se aproximando da Terra, podendo ser visto já no dia 12 de outubro, conforme previsões de astrônomos.

Ele será visível no início da noite, quando pode ocorrer um fenômeno ótico denominado “espalhamento frontal”, que acontece quando a luz do sol é refratada pelas partículas de poeira do cometa, aumentado o seu brilho em até 4 magnitudes, tornando 40 vezes mais intenso.

A expectativa é que ele brilhe em magnitude de 0,7 a 0,2 com brilho próximo das estrelas mais luminosas a olho nu, como o planeta Vênus, por exemplo.

À medida que se aproxima do Sol, seu brilho pode atingir uma magnitude de até 5.

Cometas são compostos basicamente de gases congelados, rochas e poeira e, ao se aproximar do Sol, o calor deste transforma o gelo em gás, formando a nuvem que lhe dá formato de cauda.

A primeira observação do Cometa C/2023 foi feita em janeiro de 2023, por astrônomos chineses do Purple Mountain Observatory, enquanto paralelo, outra equipe localizou o cometa com o telescópio Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert Sistem (ATLAS), na África do Sul.

Sua trajetória pôde ser vista por astrofotógrafos amadores do Hemisfério Norte em junho e perde se no brilho do sol até agosto de 2024 e passa pelo periélio, dia em que a Terra está mais próxima do Sol, em 28 de setembro de 2024.

* Fonte: O Globo 

Exit mobile version