Site icon DeFato Online

Novo censo do IBGE impede ampliação do número de vereadores em Itabira

Heraldo

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Os planos da Câmara Municipal de Itabira – especialmente do seu atual presidente, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) – em ampliar o número de vereadores foram frustrados pela divulgação do novo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ocorrida nesta quarta-feira (28). Para que o número de cadeiras do Legislativo subisse de 17 para 19, o município deveria ter mais de 120 mil habitantes. Porém, segundo o novo censo, a população itabirana era de 113.343 pessoas até o ano passado.

Detalhada em uma reportagem da DeFato Online na semana passada, a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal de Itabira previa que que “até 60 dias antes das eleições municipais, a Câmara fixará, em Resolução, o número de Vereadores para a Legislatura subsequente, aumentando-o à razão de 2 cargos para cada 5.000 novos habitantes, observado o limite estabelecido no inciso IV do art. 29 da Constituição da República”. A medida tinha como principal defensor o presidente do Legislativo, Heraldo Noronha.

Em entrevista ao portal, ele afirmou que a mudança proporcionaria à população maior poder de cobrança sobre os vereadores. “A gente sabe que quanto mais representantes do povo tivermos na Câmara é melhor para o povo. Porque é preferível você ter condições de ir atrás de dez do que ter acesso a um só. Então vai estar reforçando mais o envolvimento da população dentro do Poder Legislativo, e assim a comunidade poderá cobrar até mais”, declarou Heraldo, na oportunidade.

Apesar disso, o vereador petebista reforçou, em recente entrevista ao Diário de Itabira, que ainda pretende colocar a proposta de emenda à Lei Orgânica para votação.

Sobre o Censo

O número divulgado pelo IBGE está bem abaixo da população estimada pelo órgão em 2021. Levantamentos feitos pelo instituto indicavam que, naquele ano, Itabira possuía 121.717 habitantes. Com os atuais 113.343 moradores, o município se posiciona como o 25º mais populoso de Minas Gerais, o 275º no país e o mais populoso da região. Confira as informações completas sobre o novo censo clicando aqui.

Exit mobile version