Dois representantes dos comerciantes do Mercado Municipal Caio Martins da Costa se reuniram nesta quarta-feira, 15 de junho, com os vereadores da Comissão de Indústria e Comércio e Comissão Urbana e Habitação, ambas presididas por Élson Sá (PMDB). Ivan Carvalho de Oliveira e Geraldo Eurélio de Paiva foram pedir o apoio dos vereadores para solucionar os problemas da revitalização e legalização do Mercado Municipal de Itabira. O grande temor dos comerciantes é que os funcionários que lá trabalham fiquem temporariamente desempregados até que a reforma seja concluída.
Para buscar soluções para Itabira, uma comissão formada por comerciantes da Cobal foram a Governador Valadares. O Mercado Municipal da cidade passou por uma revitalização em 2007 e por este motivo, a comissão foi buscar informações de como foi feito o processo e tentar trazer readequações do sistema para Itabira.
Durante a reunião, o vereador Élson Sá ressaltou que os comerciantes terão apoio político da Câmara. “É necessário que seja buscado na lei a possibilidade de se fazer a reforma, que é justa e deve ser feita, mas negociando com as pessoas que estão lá. Há comerciantes que trabalham no local há 25 anos e entendemos que estes devem ter prioridade”.
Para Élson, o exemplo de Governador Valadares mostra que a situação pode ser resolvida com êxito, pois na cidade havia o mesmo problema e a regularização aconteceu sem onerar os cofres públicos e causar prejuízos aos comerciantes.
Ivan enfatizou que não busca uma solução paliativa, mas definitiva e dentro da legalidade. Para isso, amanhã, 16, às 9 horas, ele, os vereadores e João Izael se reunirão, no gabinete do Prefeito, junto com o advogado responsável pela reforma do Mercado Municipal de Governador Valadares, que chegou hoje a Itabira, para explicar ao chefe do Executivo o que foi feito na cidade e como as técnicas utilizadas podem ser readequadas para a revitalização da Cobal.