Site icon DeFato Online

Novo papa ‘Leão 14’ foi acusado de acobertar abusos de padres contra crianças no Peru

Novo Papa

Foto: Reprodução/ABC News

Apesar de investigações do Vaticano ainda em curso sobre denúncias contra a diocese, quando atuava no Peru, Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira o novo líder da Igreja Católica, sob denominação de “papa Leão 14”.

As denúncias se referem a acobertamento de Prevost, à época administrador da diocese de Chiclayo, no país sul-americano, sobre abusos de dois padres contra três crianças locais. As denúncias foram feitas em 2023, por mulheres peruanas, que alegam terem sido abusadas quando eram crianças.

Prevost nasceu em Chicago e morou por duas décadas no país andino, conseguindo inclusive sua cidadania peruana.

Uma das mulheres afirma ter telefonado para o religioso em 2020 para denunciar os abusos mas, apenas dois anos depois ele encaminhou os relatos ao Vaticano, com um dos padres afastado e o outro já não fazia parte da igreja por problemas de saúde. A diocese peruana sempre alegou não ter havido acobertamento, sinalizando que o administrador seguia o protocolo do Vaticano.

Escândalos de abusos sexuais não são problema para o alto escalão da Igreja Católica.

Mesmo durante o conclave, que escolheu Prevost papa, Anne Barrett Doyle, diretora da organização Bishop Accountability, que atua na defesa de vítimas de abuso, em entrevista a jornalistas no Vaticano, afirmou que os cardeais Pietro Parolin, italiano, e o filipino Luis Antônio Tagle, seriam más escolhas por terem acobertados agressões sexuais na igreja, sem no entanto mencionar o papa eleito.

* Fonte: Poder360

Exit mobile version