No domingo de Páscoa (4), às 10 horas, os testes de sirenes da Vale serão realizados também na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Santana, em Santa Maria de Itabira, informou a mineradora. No primeiro acionamento, o teste técnico tocará o som original dos equipamentos. Antes do toque, será emitida uma mensagem reforçando que se trata de uma testagem.
No mesmo dia e horário, também será testado o sistema de alerta das demais barragens do complexo de Itabira, iniciado no mês passado. A partir de agora, em todo dia 4, às 10 horas, o som passa a ser de música instrumental.
A Vale reforça que as atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.
Carros de som têm circulado pelos bairros de Itabira avisando a população da nova rodada de testes. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.