Nuvem de poeira: Prefeitura de Itabira quer rigor no controle ambiental das operações da Vale

Em nota enviada à imprensa, o Executivo itabirano garante que cobrará do Governo de Minas medidas mais duras contra poluição da mineração

Nuvem de poeira: Prefeitura de Itabira quer rigor no controle ambiental das operações da Vale
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura Municipal de Itabira divulgou, nesta quinta-feira (11), um nota afirmando que um “documento será protocolado na sexta-feira (12)”, solicitando ao Governo de Minas Gerais a atualização das medidas ambientais que cercam as operações da Vale na cidade. Assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, o ofício é endereçado à secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Carvalho Melo.

“Episódios reiterados e recentes indicam que a Vale vem operando controles de poluição atmosférica de forma ineficiente e insuficiente, mostrando inadequação ao porte de geração de poluentes da atividade”, ressalta o documento. A Prefeitura de Itabira também encaminhou à secretária estadual registros de poluições do ano passado e os de ontem, que repercutiram também na internet, em postagem de moradores da cidade.

Em 2015, a Vale protocolou pedido de renovação de sua licença para operação em Itabira. A mineradora conseguiu apenas a prorrogação do prazo, mas o licenciamento ainda não foi concedido. A Prefeitura de Itabira quer que o Estado dê andamento ao processo de renovação da Licença de Operação com aplicação de instrumentos mais rigorosos de controle ambiental.

Episódio recente

No final da manhã de quarta-feira (10), os moradores de diversos bairros de Itabira foram surpreendidos com uma forte ventania que chegou carregando uma grande nuvem de poeira e minério. Os detritos, oriundos de áreas de mineração, rapidamente se espalharam pelas ruas da cidade assustando as pessoas e prejudicando motoristas. Leia mais aqui!