Site icon DeFato Online

“O agro em Minas está encontrando seu caminho e os pequenos produtores fazem essa revolução”, afirma Zema

Durante a sua passagem por Bom Jesus do Amparo, quando participou da inauguração da sede do Sindicato dos Produtores Rurais do município, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu o fortalecimento do agronegócio no Estado e destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico de diversas regiões. “O agro em Minas parece estar encontrando o seu caminho e são os pequenos produtores que estão fazendo essa revolução”, declarou.

Em entrevista à equipe de reportagem do portal DeFato e da rádio Caraça, Romeu Zema ressaltou que é necessário investir em infraestrutura para dar mais sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio mineiro, o que implica na melhoria de estradas, expansão da rede elétrica e segurança pública — medidas que, segundo ele, já vêm sendo adotadas pelo seu governo.

Além disso, explicou que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem atuado para valorizar os produtos desenvolvidos em Minas Gerais, uma processo que passa pelo trabalho do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). “No agro, além de fazer tudo isso que eu comentei, mais estradas, mais energia elétrica, nós temos feito, principalmente através do IMA e da Emater, valorização daquilo que é genuinamente produto mineiro. Então, no ano passado, nós tivemos aí saca de café que foi leiloada a mais de R$ 60 mil”, declarou.

“O mesmo com queijos, peças de queijos que ganham concursos na Europa e que são vendidas por um valor muitas vezes superior a um queijo normal. Então o que nós queremos com café, com o queijo, com a cachaça, com vários outros produtos é mostrar que o produto feito em Minas é diferenciado. O que nós queremos é isso: dar uma renda melhor para o produtor, o que faz ele ter mais condição de investir, melhorar mais ainda o seu processo, contratar e gerar empregos”, completou Zema.

Ações

Durante o seu discurso na solenidade de inauguração da sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo, o governador de Minas Gerais destacou algumas ações da sua gestão para o produtor rural. De acordo com ele, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vem trabalhando para disponibilizar rede elétrica para todas as propriedades rurais do Estado.

“Quero comentar também outras ações do governo de Minas que com certeza vão, com o tempo, ajudar. Uma [dessas ações], que é silenciosa e pouca gente observa, é que a Cemig está fazendo o maior investimento da história e que nos próximos anos nós estaremos com todas as propriedades rurais do Estado não com energia monofásica, que é igual a das nossas residências, mas com energia trifásica, que faz uma diferença gigantesca na hora de acionar uma máquina, um equipamento muito maior”, ressaltou Zema.

O governador também afirmou que nos últimos anos houve uma redução superior a 40% na quantidade de crimes na zona rural. “Naquilo que depender do Estado, a nossa Polícia Militar está devidamente orientada, não haverá nenhuma invasão. O homem do campo precisa de paz pra trabalhar e não ficar vigiando a sua propriedade”, declarou.

Zema na solenidade de inauguração da sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
Exit mobile version