O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira (10) a contratação do volante Lucas Silva. O jogador, que já estava treinando na Toca da Raposa II, chega para a sua terceira passagem no time celeste, com contrato até o fim de 2024. Aos 30 anos, Lucas Silva foi anunciado com a camisa 16, que vestiu nas duas passagens anteriores e conquistou por três vezes o Campeonato Mineiro (2014, 2018 e 2019), além de ser bi-campeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e da Copa do Brasil (2017 e 2018).
Lucas Silva chega ao Cruzeiro após rescindir seu contrato com o Grêmio, onde possuía vínculo até o fim do ano. Em baixa e com pouco espaço na equipe gaúcha, Lucas abriu mão de valores a receber no Grêmio e baixou consideravelmente o seu salário para retornar à Toca da Raposa. O meio campista também recusou uma proposta do Coritiba, antes de acertar com o Cruzeiro.
É como diz o ditado: o bom filho a casa torna! 🦊💙
🎥 Vinnicius SIlva (2019) / Marco Ferraz (2023) pic.twitter.com/iVddwkCR58
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 10, 2023
O Cruzeiro também monitora o mercado em busca de um primeiro volante. Nomes como Bruno Henrique, ex-Corinthians e Palmeiras, e Flávio, ex-Bahia, já estiveram em pauta.
De volta
Lucas Silva iniciou sua história no Cruzeiro em 2007, nas categorias de base, sendo alçado ao profissional em 2012. A sua primeira passagem durou até o fim de 2014, onde foi vendido ao Real Madrid, mas não obteve sucesso jogando junto de nomes como Cristiano Ronaldo, Marcelo e Benzema.
De lá, passou por um empréstimo sem brilho no Olympique de Marselha. Após a passagem na equipe francesa, Lucas iria ser contratado pelo Sporting, mas foi barrado nos exames médicos, com uma arritmia cardíaca.
Com o insucesso, retornou ao Cruzeiro em 2017, sendo vitorioso em duas Copas do Brasil. Ao fim do empréstimo, em 2019, o meio campista rescindiu seu contrato com o Real Madrid e foi para o Grêmio. Na equipe do sul, nunca foi uma unanimidade, mas venceu quatro Campeonatos Gaúchos e levantou três Recopas estaduais, além de participar do acesso do clube à série A, em 2022.