O Cardápio do Diabo

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8)

O Cardápio do Diabo
Foto: Reprodução/Internet
O conteúdo continua após o anúncio


“…Procurando alguém para devorar…”. Esse é o diabo, faminto e obcecado para matar, roubar e destruir, já fez muitas vítimas e continua insaciável. Ele tem uma dieta escolhida, ele não devora qualquer um, ele tem algumas preferências, existem alguns tipos de gente que ele não perdoa, vejamos:

Gente soberba: “…cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça… Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus…”. V.5,6. Enquanto Deus tem resistência aos soberbos, eles são um dos pratos prediletos no cardápio do diabo. A ordem bíblica é nos cingir ou vestir de humildade, “…humilhai-vos portanto… a humildade causa náuseas no diabo, ele passa mal só de sentir o cheiro, ele é intolerante a humildade. Por tanto, tenhamos cuidado com a arrogância, a soberba, o “nariz em pé”, esse tipo de atitude atrai o nosso predador, ele a fareja de longe.

Gente ansiosa: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. V. 6,7. Deus não tarda, nem falha. Seu tempo de agir em nosso favor é perfeito e sempre oportuno. O Seu relógio não é o nosso, por isso, confiemos e não nos deixemos vencer pela ansiedade, ela já levou muitos a precipitação.

Deus trabalha para aquele que Nele espera (Isaías 64:4); lembre-se disso e lance sobre Ele, através da oração, tudo que tem te causado  ansiedade, por que Ele cuida de nós. A ansiedade tem se tornado a doença do século e tem transformado muitos num prato perfeito para o cardápio do diabo, infelizmente.

Gente “dodói”: “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”. V.9-11.

Não podemos fugir das aflições nesse mundo, Jesus nos advertiu sobre isso, porém, muitos quando estão sofrendo se acham injustiçados, acreditam ser eles os únicos a sofrerem e que o seu sofrimento é maior que o dos outros, a Bíblia nos revela que isso não é verdade, sofrimentos como os nossos, nossos irmãos pelo mundo, também estão enfrentando.

Além disso, uma vez que nossas vidas estão nas mãos de Deus, Ele faz com que nosso sofrimento tenha limite (“…depois de terdes sofrido por um pouco…”) e propósito (“ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”). Creiamos que Deus está no controle, no domínio dessa situação  (“A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”); então, resistamos o diabo firmes na fé (“resisti-lhe firmes na fé”), para que em meio ao sofrimento não nos tornemos mais um prato no cardápio do diabo.

Gente que não se perdoa: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. A culpa pode nos levar direto às garras do devorador. Veja o que o texto diz: “como o leão que ruge”. Em Provérbios 19:12 está escrito: “A ira do rei é como o rugido de um leão enfurecido, mas sua bondade é como o orvalho que desce suave sobre a erva”.

Por que o diabo ruge? Ele não é o Rei, nem mesmo o Leão Verdadeiro, o Rei e o Leão da Tribo de Judá é Jesus. Mas ele ruge feito o leão para enganar aqueles que se sentem culpados por um erro cometido, o diabo quer que eles acreditem que Deus está extremamente irado e que não pode perdoá-los pelo que fizeram, para que então eles possam desanimar e desistir. Precisamos ser capazes de distinguir entre a voz do Consolador e a do acusador, o Espírito Santo nos convence para o conserto, o diabo nos acusa para o desânimo, para que agente não acredite numa segunda chance e acabemos por nos tornar mais um prato no cardápio do diabo.

“O diabo vosso adversário anda em derredor…”. Ainda bem que ao nosso redor acampa o anjo do Senhor para nos livrar (Salmo 34:7) e em nós que recebemos a Jesus como Senhor e Salvador habita a gloriosa presença do Todo Poderoso Deus. Sejamos sóbrios e vigilantes, guardemos o nosso coração da soberba, ansiedade, sofrimento e culpa, pois são essas atitudes internas que podem nos expor ao adversário externo, nos tornando pratos prediletos do seu cardápio.

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS