“O Poder Legislativo não pode se curvar à soberba e tirania de outros”, afirma André Viana

Sindicalista fez discurso bastante enfático nesta terça-feira, na Câmara

“O Poder Legislativo não pode se curvar à soberba e tirania de outros”, afirma André Viana
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Atual presidente do Sindicato Metabase e membro do Conselho de Administração da Vale, André Viana esteve na Câmara Municipal de Itabira, nesta terça-feira (20), para receber uma moção de aplausos e fazer um forte discurso. Sem citar nomes, o líder sindical foi enfático ao dizer que a Câmara não pode se curvar à “soberba e tirania” de outros, e que a Unifei não pode ser “peteca na mão de político irresponsável”. Ainda sobre a universidade, André ressaltou a necessidade de que o legado não seja “rabiscado”.

Além da homenagem por meio da moção de aplausos, o também ex-vereador itabirano recebeu elogios de praticamente todos os parlamentares presentes na reunião de hoje.

André Viana
André foi homenageado com uma moção de aplausos, proposta pelo vereador Júlio do Combem. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Exaustão mineral

Como não poderia deixar de ser, a possível exaustão mineral de Itabira foi um dos temas tratados no encontro desta terça. André Viana voltou a citar o prazo de 2041 até o fim da extração no município e salientou que a solução para o problema passa por diversos entes, entre eles a Câmara.

Neste instante, o presidente do Sindicato cobrou respeito pelo Legislativo, alvo de diversas críticas do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) desde o início do seu mandato.

“Eu gosto muito da frase do Chico Xavier em que ele diz assim: ‘Ainda que não possamos voltar atrás e fazer um novo começo, podemos começar agora e fazer um novo fim’. Então o fim de Itabira não é esse que está prescrito. Homens e mulheres, com destaque nessa Casa, que chegaram aqui pelo braço do povo, eleitos pelo povo. O Poder Legislativo tem que ser respeitado, não pode se curvar à soberba e tirania de outros. Então a Câmara é um poder que respeito demais, porque passei por aqui e vi as dificuldades que os vereadores têm. E os vereadores tem a representatividade do voto popular”.

André também ampliou suas críticas ao Estado e deputados federais que, inclusive, receberam muitos votos em Itabira na última eleição. “Enquanto estamos nos debelando com perucas e pronomes, estamos perdendo tempo com pauta sustentável e social”, acrescentou.

Unifei

Alvo de intensos debates recentemente, a Unifei também foi pauta do discurso de André Viana. Ao mencionar o atraso na construção dos três novos prédios da instituição de ensino, o sindicalista pontuou, com bastante ênfase, que este legado não pode ser rabiscado. Do contrário, diz André, os envolvidos se tornarão “anões morais”.

“Houve problemas, cronograma, atraso… Estive visitando a Unifei há três meses, fui acompanhado pelo prefeito João Izael, patrono da Unifei. Legados não se rabiscam, e é importante que a gente reconheça o momento de cada um na história, ou seremos ‘anão moral’. Não podemos sofrer de nanismo moral. Temos legados que começaram, temos dificuldades do cenário passado, mas a Unifei é pauta atual”.

Ainda em tom bastante crítico e novamente sem citar nomes, o membro do conselho administrativo da Vale afirmou que a Unifei não pode ser “peteca” nas mãos de político irresponsável. Você pode assistir à declaração logo abaixo.

“Hoje estivemos conversando sobre a Unifei mais uma vez na Acita (Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira) e com o prefeito municipal, Marco Antônio. Vamos, dentro do âmbito da Vale, no comitê de sustentabilidade da Vale, discutir o imediato descongelamento do investimento na Unifei e trazer a celeridade devida à finalização do projeto original. A Unifei não é peteca na mão de político irresponsável”.