Site icon DeFato Online

O que fazer em Gramado?

gramado

Fonte: Divulgação

O Brasil tem atrações turísticas para impressionar uma variedade de pessoas. Na maioria das vezes, quando pensamos onde ir de férias, pensamos nas praias do Rio de Janeiro e seu carnaval, Belo Horizonte, São Paulo por sua atração econômica, Foz do Iguaçu, Florianópolis ou Brasília, a capital do país. No entanto, há mais lugares para escolher.

No sul do Brasil, a cerca de duas horas de carro de Porto Alegre, o que oferece uma alternativa completamente diferente do que o resto do país geralmente oferece, fica Gramado. Esta cidade, localizada na Serra Gaúcha, oferece um território montanhoso e climas frios que fazem com que o apelido de “Suíça do Brasil” caiba muito bem. A busca de hotel em Gramado é uma proposta muito diferente e interessante a ser considerada por você.

A importância do turismo interno

Mesmo que o Brasil receba milhares de turistas estrangeiros ao longo do ano, especialmente durante a época do carnaval, é verdade que a maioria dos viajantes que vêm aos diferentes pontos turísticos do país são precisamente o produto do turismo interno. Lugares como São Paulo ou Brasília são centros importantes, especialmente por sua atração econômica e trabalhista. Estas são duas das cidades mais populosas do país, e muitas das pessoas que vivem lá viajam para outros lugares para relaxar.

O turismo doméstico tem um enorme potencial econômico para grandes regiões do Brasil e a procura por um hotel em Gramado e outros lugares é benéfica para a economia do lugar, assim como para os turistas que procuram alguns dias de descanso. Organizações como o Ministério do Turismo são responsáveis por fornecer melhor infraestrutura e serviços cada vez mais qualificados, como estradas que permitem viagens mais rápidas e seguras.

Por que motivo viajar para Gramado?

A cidade de Gramado, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é um belo lugar para se visitar em qualquer época do ano. Durante a época de Natal e Ano Novo, o mais importante centro turístico deste estado, atrai constantemente visitantes de todo o país, pois é diferente da essência tropical que percorre uma grande parte do Brasil.

Isto se deve, sobretudo, à grande influência que outras culturas além da portuguesa tiveram no território, com um grande afluxo de estrangeiros da Itália e, acima de tudo, da Alemanha. O país bávaro é aquele que trouxe uma grande influência de sua cultura, suas construções e a proposta de consumo turístico, o que levou o lugar a ser conhecido como a “Suíça do Brasil”. Esta cidade e seus arredores estão repletos de arquitetura em estilo alpino, sem estar rodeada de altas montanhas, embora estar nas Serras Gaúchas signifique que o clima, mesmo no verão, não é elevado (no verão pode haver alguns dias quentes, mas as tardes têm o vento das montanhas e geralmente não excedem 22 graus Celsius).

Atividades para fazer em Gramado

Devido a seu clima geralmente frio, este lugar é considerado o principal ponto turístico de inverno no país, por isso muitas das atividades que podem ser feitas nesta cidade são planejadas para outro tipo de turismo que não é esperado no Rio de Janeiro ou em outros locais.

Trata-se de um lago artificial, cercado por árvores que têm sementes que não pertencem às plantas autóctones, mas foram trazidas por estrangeiros alemães diretamente da Selva Negra germânica. Neste espelho d’água, há uma grande oferta de barcos para passeios individuais ou de casal, além do “barco pirata” que passa por lá e lhe permitirá testemunhar como é diferente a cultura dos brasileiros que estão longe da ideia tropical: todos eles usam roupas típicas de inverno e carregam garrafa térmica para beber chimarrão, algo muito mais comum em países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina.

Como já dissemos, este território tem o apelido de Suíça brasileira, não apenas por causa de suas construções similares: a indústria de chocolate é muito importante e não tem nada a invejar de lugares muito mais tradicionais, como a Suíça ou a Bélgica. Como é um lugar com clima predominantemente frio, o chocolate, seja na forma líquida ou sólida, é um acompanhamento ideal. Além disso, muitas das lojas espalhadas pela cidade podem oferecer degustações gratuitas de muitos de seus produtos, por isso recomendamos que você não deixe de passar por suas instalações.

O vinho brasileiro pode não ser o mais popular internacionalmente, mas o vinho da Serra Gaúcha é o melhor do Brasil. As uvas colhidas neste território do Rio Grande do Sul, destacam-se na produção dos vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir. Os preços são muito acessíveis para qualquer pessoa interessada em degustar os produtos locais.

A Praça das Etnias é um dos lugares que se deve visitar quando se vai a esta cidade. Neste parque, é prestada homenagem a todas as nacionalidades que influenciaram o desenvolvimento do lugar: alemães e italianos foram os que mais influenciaram Gramado, mas foi Portugal que colonizou o Brasil. O interessante é que cada nação tem sua própria área de influência, por exemplo, em “Portugal” há exposições ou na “Alemanha” são vendidos produtos típicos dessas terras.

Por que procurar hospedagem no final do ano?

Apesar de ser um território onde no inverno o frio pode ser notório e pode até nevar, a verdade é que a neve não é algo que se vê com muita continuidade. No final do ano, há o Natal Luz, onde são exibidas as luzes de Natal, e em agosto há o Festival de Cinema de Gramado, o mais importante do país, que premia o cinema local e internacional, promovendo diversas propostas culturais e o desejo de todos os interessados em ficar alguns dias neste lugar.

 

Exit mobile version