Não estamos salvos! Esta é sua condição pesarosa? Alertado sobre o julgamento que virá, ordenado a fugir para preservar sua vida e, entretanto, neste momento não está salvo! Você conhece o caminho da salvação, lê sobre ele na Bíblia, você ouve do púlpito, é-lhe explicado por amigos e ainda assim o negligencia e, portanto, não está salvo.
Você não terá desculpa quando o Senhor julgar os vivos e os mortos. O Espírito Santo concedeu bênçãos conforme a palavra que foi pregada a você, e momentos de restauração vieram da presença divina, contudo você não tem Cristo. Todas estas épocas esperançosas vieram e se foram seu verão e sua colheita passaram — e, ainda assim, você não está salvo.
Os anos passaram, caminhando para a eternidade e seu último ano em breve chegará. A juventude se foi, a virilidade está desaparecendo, porém você não está salvo. Deixe-me perguntar – você algum dia estará salvo? Há alguma probabilidade de que isso aconteça? As épocas mais propícias passaram e você permaneceu sem salvação.
Outras ocasiões alterarão sua condição? Os recursos falharam com você – o melhor dos recursos, utilizados perseverantemente e com a máxima afeição – o que mais pode ser feito por você? A aflição e a prosperidade não o impressionaram; lágrimas, orações e sermões foram desperdiçados em seu estéril coração.
As probabilidades de você algum dia ser salvo não estão mortas? Não é muito provável que você permaneça como está, até que a morte obstrua para sempre a porta de esperança? Você se assusta com essa hipótese? Contudo ela é muito razoável. Aquele que em tantas águas, não é lavado, muito provavelmente irá imundo até o seu fim.
O momento conveniente nunca chegou, por que chegaria no futuro? Faz sentido temer que nunca chegue e que, assim como Félix (Atos 24:25), você não encontre momento adequado até que realmente esteja no inferno. Ó, reflita no que é o inferno e na terrível probabilidade de que, em breve, você ali seja lançado!
Suponhamos que você morra sem salvação, não há palavras para retratar sua condenação. Sua situação pavorosa só pode ser escrita com lágrimas e sangue, mencionada com gemidos e ranger de dentes. Você será punido com destituição eterna da glória do Senhor e da glória de Seu poder. Ó seja sábio em tempo e, creia em Jesus que é capaz de salvá-lo por completo.
Consagre-se ao pensamento solitário e se o profundo arrependimento for produzido em você, como será bom! E se o levar a uma fé humilde em Jesus, quão melhor será! Ó não deixe que mais essa oportunidade passe e você continue como um espírito sem perdão. Creia, agora mesmo e viva! Seja sensato, se o inferno não existe, Jesus morreu na cruz para nos salvar de que? Escape para salvar sua vida; não olhe para trás, nem fique na planície; fuja para a montanha para que não seja consumido. (Gênesis 19:17)
Transcrito do livro Dia a Dia com Spurgeon, por Vagner Miranda