Em entrevista à Rádio Itatiaia, o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), fez um apelo para que os motoristas evitem se deslocar à cidade. Como mostrado em uma reportagem da DeFato nesta manhã (8), um buraco na cabeceira da ponte do bairro General Carneiro, popular ponte do Rio das Velhas, na altura do km 304,5 da MGC-262, deixa o fluxo bastante congestionado na região.
Durante a entrevista, Wander afirmou que o trânsito no local está muito perigoso, e todos que passam pelo trecho correm risco de vida. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realiza, desde as 9h da manhã, um serviço de reparo no encabeçamento da ponte. Neste momento, o tráfego funciona no sistema de pare/siga na região. A previsão do DER-MG para conclusão dos serviços é de dois dias.
De acordo com o prefeito de Sabará, a ponte do Rio das Velhas, que corta várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, é uma dor de cabeça antiga do município. Os perigos da manhã de hoje, segundo ele, já eram uma “pedra cantada”.
“Já era um fato que já estava cantado há muito tempo. É uma pedra cantada. Por favor, evitem Sabará porque não tem condições. O trânsito está muito perigoso e todo mundo está correndo risco de vida”, explica.
Ainda à Itatiaia, Wander Borges explicou um pouco da história da ponte, além de dar um panorama sobre o problema que se estende há alguns dias.
“Olha, a ponte que nós estamos hoje com problema nela, na cidade de Sabará, é uma ponte inaugurada em 1960, pelo então governador Magalhães Pinto. Temos monitorado essa ponte juntamente com o DER-MG, toda a estrutura dela, por ser uma ponte antiga, bem como o encabeçamento. E exatamente nesse final de semana, novamente a cabeceira dela, no sentido de Geraldo Carneiro, houve um problema que já começa a ser reparado.”
O pessebista também garantiu que uma nova estrutura, prevista para ser entregue em dois meses, será uma alternativa à ponte do Rio das Velhas, uma rodovia estadual.
“Ao lado, nós estamos construindo uma nova ponte no Rio das Velhas e um viaduto sobre a linha férrea. Quem está construindo isso é a Prefeitura Municipal de Sabará. A hora que tudo estiver pronto, eu acredito que dentro de uns dois meses, nós estaremos transferindo todo o trânsito para essa estrutura nova, para fazer todo o reparo nessa ponte antiga, datada de 1960, que liga a região de Belo Horizonte à cidade de Sabará por uma rodovia estadual”, detalha Wander.