O último capítulo da história? Especialista diz que os conflitos atuais se comparam aos que levaram à Segunda Guerra Mundial

Uma agência japonesa anunciou, no domingo (24), que o país e os Estados Unidos vão traçar um plano militar conjunto para emergências em Taiwan

O último capítulo da história? Especialista diz que os conflitos atuais se comparam aos que levaram à Segunda Guerra Mundial
Foto: Marshal Shaposhnikov

Segundo Vitelio Brustolin, pesquisador e professor de relações internacionais da Harvard, ao ‘Conexão Record News’, nesta quinta-feira (28), “A situação atual parece muito com a Segunda Guerra Mundial, onde guerras isoladas se fundiram.”

Uma agência japonesa anunciou, no domingo (24), que o país e os Estados Unidos vão traçar um plano militar conjunto para emergências em Taiwan.

Sobre essa medida, a Rússia se manifestou ameaçando responder caso os americanos instalem mísseis no sudoeste do Japão.

Brustolin revelou que o Japão já alterou a sua constituição para se prevenir de possíveis ameaças norte-coreanas; enquanto isso, a Coreia do Norte enviou soldados para lutar ao lado dos russos contra a Ucrânia.

“Está mais claro que guerras isoladas em diferentes regiões do mundo estão se fundindo, podendo levar a uma Terceira Guerra mundial. Os Estados Unidos fazem pressão para reduzir a idade mínima para jovens o exército de na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, de 25 para 18 anos. O governo norte-americano alerta que o exército ucraniano está em desvantagem numérica”.

O professor explica que “um dos fatores que contribuem para o aumento de soldados russos é o apoio da Coreia do Norte, que cedeu cerca de 10 a 13 mil soldados para a frente de batalha no país europeu, o que causa espanto. Muitos colegas meus não esperariam algo assim. Se perguntados há alguns anos, eles diriam ser improvável, mas está acontecendo”.

* Fonte: Record News