As obras de revitalização do metrô de Belo Horizonte foram finalizadas nessa quinta-feira (15) e o fim desta parte das obras dá fim ao sistema de baldeação que estava sendo adotado no transporte. Desde o último sábado (10), o trecho de via permanente entre as estações Santa Efigênia e Central, estava sendo uma dor de cabeça para os usuários.
Por conta da necessidade de baldeação, os usuários do metrô de Belo Horizonte estavam enfrentando longas esperas e também superlotação. A concessionária informou que o sistema já opera sem baldeação nos horários de pico.
O término desta parte das obras estava previsto para acontecer na madrugada de domingo (18) para segunda-feira (19), mas foi finalizado nesta semana. “A atividade incluiu a substituição de todos os componentes da via permanente do trecho, numa operação que ocorreu de forma ininterrupta durante seis dias. Foram trocados os trilhos, os aparelhos de mudança de via (AMVs), o lastro (camada de pedra britada), além dos dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes”, informou a concessionária.
Nesta sexta-feira (16), o intervalo entre as viagens é de 10 minutos nos horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Já no sábado (17), o intervalo entre as composições será de 15 minutos durante todo o dia. No domingo (18) o intervalo entre os trens será de 10 minutos de 6h30 às 8h30 e de 15 minutos nos demais horários.