A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, iniciou as obras de restauração do casarão tombado da “Casa Para Todos”. A intenção é entregá-lo à comunidade em 2022, ano do centenário da edificação. A proposta é fazer com que o espaço, um local de memórias de São Gonçalo, abrigue objetos que remetem à história da cidade.
De acordo com o secretário de cultura e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, Aulus Rodrigues, no momento as obras estão concentradas no telhado, para preservar a estrutura interna. Portas e janelas estão protegidas para que sejam aproveitas ao máximo.
O cuidado na preservação e no reaproveitamento das peças é fator essencial da obra com tombamento reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.
O patrimônio foi adquirido em 1922 por Raimundo Martins Guedes, onde construiu um rancho de pau a pique com telhado coberto de telhas de barro que posteriormente se transformou no armazém Casa Para Todos. O prédio foi tombado pelo decreto nº 414 de 11 de novembro de 2015.
*Com informações da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo