Na manhã desta segunda-feira (8), uma equipe técnica de Conceição do Mato Dentro recebeu a “Oficina de Discussão Sobre as Ações de Adaptação em Conceição do Mato Dentro”. O objetivo do encontro promovido pela prefeitura em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade foi avaliar as políticas públicas de adaptação climática do município.
Na oficina, foram discutidas questões como adaptação urbana, emergência climática e os desafios ambientais enfrentados por Conceição do Mato Dentro. Segundo Isadora Buchala, Analista Regional de Resiliência do ICLEI, a oficina é de fundamental importância: “Estamos desenvolvendo a análise de risco e vulnerabilidade climática com o município, analisando parte da conformidade climática que o ICLEI desenvolve com seus associados”.
A ferramenta utilizada para analisar a governança municipal foi a “Scorecard”. O método foi desenvolvido pela iniciativa global Construindo Cidades Resilientes 2030, liderado pelo Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (UNDRR) e co-coordenada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Um próximo encontro acontece amanhã (9) para levantar com mais detalhes as questões ambientais que afetam o município. A Oficina de Mapeamento Participativo dos Riscos e Desastres Climáticos em Conceição do Mato Dentro será aberta a toda a população e acontecerá às 9h no Cine Teatro.
A iniciativa
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global que atua em mais de 2.500 governos locais e regionais. Criado em um congresso na sede das Nações Unidas em Nova York, organiza planejamentos sustentáveis a nível local, promovendo ações diretamente aos municípios.