Site icon DeFato Online

Oficina ensina crianças a criar tintas com pigmentos naturais em Santa Bárbara

Oficina ensina estudantes a criar tintas naturais

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação

A oficina de pintura com pigmentos naturais “Cores da Terra” aconteceu entre os dias 5 e 12 de março na Casa da Cultura de Santa Bárbara. A atividade lúdica e educativa foi encerrada no último sábado. O projeto cultural também teve um cunho recreativo, e foi direcionado para os alunos entre o 6° e 9° ano do ensino fundamental.  

Além de aprender sobre pigmentação natural e valorização da cultura, os alunos também foram desafiados a lidar com situações competitivas, visto que a participação no projeto se deu por meio de processo seletivo. 

Durante as aulas as crianças tiveram a oportunidade de aprender como utilizar recursos naturais e materiais de simples acesso, como cola e água, para a produção de tintas. 

A “Cores da Terra” surpreendeu os alunos ao demonstrar que é possível produzir pigmentos para pintura e criação artística a partir de materiais como minério, argila, areia, grafite e sementes de urucum.

Cultura gera cultura

A idealização e realização do evento é de autoria completa da professora, arquiteta urbanista e artista plástica Camila Almeida Fonseca, natural de Itabira. Em entrevista, a artista revelou que o interesse por pintura começou em sua infância: 

“Quando eu tinha 12 anos comecei a fazer aula de pintura aqui na Casa da Cultura, fazia toda quinta, quem falou pra eu fazer foi a minha mãe”.

Agora, Camila, que é santa-barbarense de coração, ajuda a manter viva a cultura local, no mesmo local em que tudo começou. A oficina ensina tudo isso por meio da valorização da natureza e das cores da terra: “A oficina é para facilitar a conexão com a natureza e do meio ambiente” disse.  

A oficina

A cena cultural foi uma das mais afetadas com a pandemia, o que fez com que a Casa da Cultura ficasse fechada por um longo período. Contudo, com a abertura do edital, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, a arquiteta teve a oportunidade que precisava para criar um ambiente de troca e incentivar uma nova geração de artistas. 

A Oficina de “Cores da Terra”, contou com a participação de 40 alunos. Ali, foram produzidas uma série de obras inspiradas no município de Santa Bárbara. Os trabalhos ficarão expostos na Casa da Cultura durante 30 dias. 

Exit mobile version