O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Gonçalo do Rio Abaixo, retomou suas atividades em agosto do ano passado e já atende 311 pessoas com oficinas de artesanato e atividade física. Composto por usuários do serviço do Cras, o público é mesclado entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Inicialmente, as atividades eram ofertadas nas comunidades de Pacas, Una, Bamba, Jurubeba, Recreio, Ponte Coronel, Vargem Alegre, Bom Sucesso e São José. Atualmente, correm também em Água Limpa, no bairro Santa Catarina e no Centro, na sede do Cras, onde são atendidos os moradores dos bairros e comunidades próximas.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Juscelina Teixeira Martins, informou que a intenção é ampliar os locais de oferta. “Estamos trabalhando para expandir as oficinas para as comunidades de Cachoeira do Carmo e Fernandes, a fim de atender ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
O SCFV é um conjunto de atividades realizadas em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, fortalece as relações familiares e comunitárias, promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, incentivando a socialização e a convivência comunitária.