Site icon DeFato Online

Oito cidades na região decretam situação de emergência e calamidade pública

situação de emergência

Rastro de destruição e lama pelas ruas de Nova Era nesta segunda (27) - Foto: internauta via wpp

Boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), na manhã desta segunda-feira (27), apresenta informações e números atualizados sobre os municípios atingidos pelas chuvas em todo o estado. Minas Gerais tem 121 cidades em situação de emergência em decorrência das chuvas dos últimos dias. Na região do Médio Piracicaba, sete municípios decretaram situação emergência. São eles: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Em Barão de Cocais, mais de 100 pessoas abandonaram suas residências e se abrigaram na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário. Em decorrência dos locais de interdição, principalmente na região central, a locomoção de pedestres e veículos ficou limitada.

Bela Vista de Minas chegou a ter o abastecimento de água interrompido e o acesso à cidade João Monlevade fechado, já que a via que liga os municípios foi tomada pelo rio Piracicaba, que transbordou durante a madrugada no fim de semana.

Em Catas Altas, a Prefeitura está autorizada a tomar medidas como a desapropriação de imóveis para alojamento de moradores das áreas de risco.

Em Nova Era, o rio chegou a subir quase sete metros e deixou vários moradores desalojados. A Igreja Católica e voluntários se unem para ajudar a população desabrigada. Praia Grande, Capelinha, Drumond, Sagrada Família e Nossa Senhora das Graças são alguns dos bairros mais afetados.

Em Rio Piracicaba, uma enchente provocada pela cheia do rio que leva o mesmo nome da cidade elevou o nível da água subiu mais de seis metros. Cerca de 500 residências foram invadidas pela água.

Em Santa Bárbara cerca de 30 pessoas desabrigadas foram acolhidas pela Prefeitura, no Colégio Municipal Afonso Pena (Comap) e receberam assistência em saúde, alimentação e acomodação, para suprir as primeiras necessidades. Outras 28 famílias estão hospedadas em casa de parentes.

Moradoras de regiões ribeirinhas em Santa Bárbara tiveram suas casas alagadas – Foto: Divulgação/ PMSB

Em Santa Maria de Itabira moradores ficaram ilhados após parte da cidade ficar completamente submersa. Mais de quatro bairros do município estão de baixo d’água. Dezenas de famílias foram realocadas.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, as chuvas provocaram inundações nas partes mais baixas da cidade e a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. A situação ficou mais grave por causa da abertura de comportas da pequena central hidrelétrica (PCH) de Peti, controlada pela Cemig.

Recursos para as regiões atingidas por chuvas

O Governo Federal tem R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de abril. A informação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Nesse domingo (26), o ministro esteve em Belo Horizonte em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e com prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas. De acordo com ele, há possibilidade de aumentar os recursos com remanejamento orçamentário.

Exit mobile version