Site icon DeFato Online

Oito pessoas são apreendidas por crimes ambientais em Mariana

Apreensão de veículos

Foto: Divulgação / Prefeitura de Mariana

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil de Mariana foi realizada na noite da última sexta-feira (18). Os militares apreenderam quatro caminhões, uma máquina retroescavadeira, um carro e rádios comunicadores. 

Também aconteceu de oito pessoas serem conduzidas à Delegacia de Polícia por prática ilegal de extração de minério na região conhecida como Cascalheira, pertencente ao distrito de Camargos, no município.

A situação foi caracterizada como furtos e crimes ambientais, que vinham acontecendo na localidade. Os crimes geraram um grande número de denúncias e reclamações vindas da população local. 

Além disso, a ação provocou grandes prejuízos aos cofres públicos e às estradas da região, visto que os veículos pesados transitavam constantemente pelo local e, com isso, as rodovias passavam por manutenções, a fim de melhorar o seu acesso. 

Os crimes ambientais permaneceram, ainda que a área pertencente ao município já tivesse sido cercada. Mesmo com a Patrulha da Prefeitura em ação diuturnamente os furtos permaneciam acontecendo durante a noite, em que os infratores roubavam a cerca e continuavam com as suas atividades criminosas. 

Ao que tudo indica, os invasores são experientes neste tipo de infração e estavam monitorando a segurança oferecida ao local pelo município. Isso em função de que, quando os agentes chegaram, nenhum veículo foi encontrado na Cascalheira e sim na sua via de acesso. 

De acordo com o Dr. Cristiano Castelucci, Delegado de Polícia Civil de Mariana, os responsáveis pelos crimes ambientais são das cidades de Sete Lagoas, Belo Horizonte e Contagem. Eles foram enquadrados no Art. 55, da Lei de Crimes Ambientais, e os equipamentos permanecerão apreendidos até o final do processo. Além disso, ele ressaltou:  “essa ação conjunta, entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil, visa coibir práticas criminosas como essa. Outras ações estão programadas para um futuro próximo, a fim de evitar esse tipo de infração”

De agora em diante, o município intensificará as ações de fiscalização e ressalta que todas as ações relacionadas à mineração devem ser praticadas dentro da legalidade, e com esforços para que os moradores e a cidade não sofram com os impactos de crimes ambientais, que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Exit mobile version