Na manhã de sexta-feira (8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Leviatã, desarticulando um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e homicídios na região do Médio Piracicaba. A ação, que cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão preventiva, é fruto de investigações pela Delegacia de São Domingos do Prata, sob a coordenação do delegado Raphael Dias do Carmo Machado.
Os mandados foram executados nas cidades de São Domingos do Prata, João Monlevade e Ipatinga, em uma operação que contou com o apoio de várias equipes da Polícia Civil — com mais de 60 agentes envolvidos. O efetivo envolveu policiais das regionais de João Monlevade e Ipatinga, além da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE), apoio aéreo (CAT), operadores cinotécnicos (COC) e a equipe tática (CORE).
Até o momento, oito suspeitos foram presos em cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça de São Domingos do Prata. Durante a operação, foram apreendidos entorpecentes e uma quantia significativa em dinheiro, reforçando as evidências contra o grupo criminoso.
Segundo o Delegado Raphael Machado, a operação Leviatã representa um passo importante para enfraquecer a estrutura do tráfico de drogas e de práticas violentas no Médio Piracicaba, combatendo diretamente os delitos que vinham alarmando a população.
A Polícia Civil mantém a operação ativa, com o objetivo de desmantelar completamente a atuação criminosa e garantir a segurança pública nas cidades-alvo.