Um homem, de 40 anos, foi preso na França por ser suspeito de planejar desestabilizar as Olimpíadas. A informação foi divulgada pela promotoria de Paris, nesta quarta-feira (24), às vésperas da cerimônia de abertura do evento, que será na próxima sexta-feira (26).
O suspeito é de origem russa e foi detido nessa terça-feira (23) pela polícia francesa, que, segundo a promotoria, fez uma batida em sua casa a pedido do Ministério do Interior. As evidências encontradas na casa do homem levantaram “temores de sua intenção de organizar eventos que poderiam causar desestabilização durante os Jogos Olímpicos”, afirmou.
A França prepara um esquema de segurança especial para as Olimpíadas, e principalmente para a cerimônia de abertura na próxima sexta-feira, que terá como palco o Rio Sena. De acordo com a agência Reuters, o Comitê Organizador dos Jogos trabalha até com um plano B, caso haja ameaças de ataques terroristas durante o evento: levar a abertura para o Trocadéro ou para o Stade de France.
O esquema de segurança reunirá aproximadamente 45 mil policiais. Atiradores ficarão posicionados no alto de prédios, e haverá um sistema para impedir a passagem de drones.