Ômicron: médico Delcio Caldeira fala sobre o novo capítulo da pandemia em Itabira

Assista à nova entrevista do quadro “Sala de Visitas”

Ômicron: médico Delcio Caldeira fala sobre o novo capítulo da pandemia em Itabira
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


O itabirano Delcio Lima Caldeira Júnior formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também fez pós-graduação em alergia e imunologia na Faculdade Suprema, também na cidade da Zona da Mata mineira. Em Itabira, ele exerceu sua função, durante dois anos, no atendimento de urgência e emergência do Hospital Carlos Chagas e Pronto Socorro Municipal. Nesses tempos de pandemia, o médico tem trabalhado intensamente na sua clínica particular, o grupo CEAD.

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, em 2020. Faz dois anos e a surpresa continua. Nessa semana, o profissional da saúde deu uma longa entrevista para o programa Sala de Visitas da TV DeFato. Na oportunidade, fez um balanço detalhado sobre o “passeio” da Covid-19 pela cidade. Delcio esclareceu ainda uma dúvida universal: afinal, o que é um vírus? Ele destrinchou didaticamente o perfil da “coisa”.

O médico também apontou o principal motivo para o provável colapso do sistema de saúde do Brasil, nos próximos dias. Na opinião de Caldeira, os gestores públicos do país se precipitaram quando desmancharam o sistema utilizado na fase mais crítica da pandemia (a redução no número de leitos de enfermaria e UTIs). O imunologista – por outro lado – aponta dados que evidenciam a propagação da Ômicron, em Itabira.

“Do início de janeiro, até hoje, houve um aumento de 300% no número de pessoas que procuraram o meu consultório com sintomas de Covid. Dessas, 80% testaram positivo para a doença, embora não tenha havido necessidade de encaminhar ninguém para o hospital”, salienta.

Delcio Caldeira alerta para a importância da vacinação, até mesmo diante da possiblidade de aparecimento de uma nova cepa. Confira a entrevista completa na TV DeFato.