Site icon DeFato Online

Oncoviva inaugura banco de perucas para ajudar na recuperação de pacientes com câncer

Oncoviva inaugura banca de perucas para ajudar na recuperação de pacientes com câncer

Foto: Tatiana Linhares/DeFato Online

A associação Oncoviva é formada por um grupo de voluntários que destinam tempo, dedicação e amor a pacientes que estão com câncer. Atendendo pessoas de Itabira e região, a instituição desenvolve um bazar desde o ano passado, de segunda a quinta-feira, de 13 às 17h, nas salas 25 e 26 do Mercado Municipal de Itabira. Esse bazar busca arrecadas fundos que são destinados aos serviços prestados pela Oncoviva. Na tarde desta quarta-feira (9), o bazar recebe novos produtos: as perucas.

Andrea das Graças, fundadora e presidente da associação Oncoviva, ressalta que o bazar conta com a venda de artesanatos, roupas para todos os sexos e idades, e agora, perucas. Todo o valor arrecadado é destinado à instituição, para suprir as necessidades e também mobilizar ações junto aos pacientes.

Às quintas-feiras, por exemplo, são produzidos kits alimentícios para os pacientes e familiares deles, visando trazer alegria e satisfação para aqueles que estão lutando contra o câncer. “Nós estamos de coração aberto! Estendemos a todos os pacientes que estão tratando do câncer em outros lugares e cidades. É uma corrente do bem, o intuito aqui é acolher”, enfatizou Andrea.

Novidade

A ideia do banco de perucas surgiu após pessoas da associação assistirem uma matéria na televisão na qual a ONG Fio de Luz, de Belo Horizonte, atua. Prontamente, entrando em contato com o presidente da ONG, Edimilson Marques, a parceria foi celada. Diversas perucas foram destinadas à Oncoviva para estarem presentes nas bancas.

Foto: Tatiana Linhares/DeFato Online
Foto: Tatiana Linhares/DeFato Online

Além das perucas, mobilizações são feitas em parceria com salões de beleza, na qual cabelos são doados. Também é possível que os interessados em ajudar levem os cabelos cortados para doação nas salas do Mercado. Lembrando que são aceitos cabelos acima de 20cm, sendo qualquer tipo de cabelo. Em seguida, o cabelo é tratado e vai para as bancas.

“É nosso papel resgatar a auto-estima dos pacientes. Principalmente quando recebem o disgnóstico, é muito difícil. Mas queremos mostrar que estamos juntos, e que tudo passa, é só uma fase. As perucas são um modo de ajudar os pacientes, pois cabelo está diretamente ligado a beleza, e isso interfere no emocional. Queremos colaborar para que esse período oncológico seja o mais leve possível para quem está nessa situação”, completou Andrea.

Exemplos mirins

Várias crianças são ajudadas pelo projeto graças a atitudes como dos irmãos Victor André da Silva Lage e Davi Benaia da Silva Lage. Eles são voluntários da Oncoviva, doando mensalmente uma parte da mesada que recebem para a instituição.

 

Quem estiver interessado em ajudar a Oncoviva pode ir pessoalmente à avenida Duque de Caxias, número 900A, em Itabira. Também é possível que doações de roupas sejam destinadas nas salas 25 e 26 do Mercado Municipal do município. 

Exit mobile version