A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público, e as polícias Militar (PMMG) e Rodoviária Federal (PRF), desencadeou, na útima semana, a operação Avus, destinada a desmantelar uma associação ao tráfico na distribuição e venda de drogas no Vale do Aço e cidades próximas.
Durante a ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva contra integrantes da associação investigada, nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Caratinga. Também foram apreendidos quatro veículos, um deles clonado, dinheiro, além de elementos de prova da prática dos crimes sob investigação.
A ação é um dos desdobramentos das operações Alquimia e Retomada, também desenvolvidas pelo Gaeco, que resultaram na prisão de 60 traficantes na região e na apreensão de drogas e veículos.
Com base no serviço de inteligência policial do Gaeco, foi possível reunir uma série de elementos de informação robustos, demonstrando de maneira inequívoca acerca da atividade ilícita desempenhada pela associação ao tráfico, que, por meio da distribuição e venda de entorpecentes, angariava imóveis e veículos de luxo.