Onze pessoas foram presas, 14 armas foram apreendidas e uma grande quantidade de drogas apreendidas nesta quinta-feira (26) na região do 26º Batalhão de Polícia Militar durante uma Operação Minas Segura. A ação teve como foco a repressão qualificada de crimes, permitindo o aumento da sensação de segurança.
Na área do 26º BPM foram envolvidos 146 militares. Foram abordadas um total de 491 pessoas abordadas e 11 presas ou apreendidas nas cidades de Itabira, Catas Altas, Barão de Cocais e Santa Bárbara.
Também foram apreendidas duas armas de fogo e 12 brancas. Foram confiscados ainda 12 pedras de crack, oito tabletes e 16 buchas de maconha. Como as fiscalizações de trânsito resultaram em 549 abordagens de veículos, sendo 295 de motocicletas e 254 de automóveis.
Em Catas Altas, durante a Operação Minas Segura, os militares se separam com um indivíduo conhecido como meio policial por envolvimento com tráfico de drogas, na rua Maquine, bairro Vista Alegre. O indivíduo apresenta uma atitude suspeita e, ao ser abordado pela PM, durante a busca pessoal, foi encontrado uma sacola plástica contendo seis tabletes de maconha prensada. Com ele também foi encontrado R $ 1.170 em dinheiro, um celular e uma balança de precisão. Diante dos fatos, DHM, de 30 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil junto com o material apreendido.
O 26º Batalhão tem sua sede localizada na cidade de Itabira e exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo de ordem pública em 11 municípios: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé de Mato Dentro, Passabém , Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo.
Resultado geral
Os 97 municípios que compõem a 12ª Região da Polícia Militar foram presos 117 pessoas e 62 armas de fogo apreendidas. Um contingente de 1.123 militares e 413 viaturas foi executado no decorrer da operação.
Sessenta e duas armas de fogo e 15 brancas foram retiradas de circulação. Somente o 62º Batalhão, com sede em Caratinga, corresponde a 41,9% do total, com 26 armas de fogo apreendidas.
Foram cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, num total de 3434 pessoas abordadas e 117 presas ou apreendidas. Como as fiscalizações de trânsito resultaram em 4.007 abordagens de veículos, sendo 2.035 de motocicletas e 1972 de automóveis.
As apreensões de drogas foram extremamente positivas. Em um somatório do material gravado nas sete unidades, que faz parte da 12ª RPM, foram confiscados 558 pedras de crack, 315 tabletes e 66 buchas de maconha. Somente no 58º BPM, com sede em Coronel Fabriciano, em uma única ocorrência, com 200 kg de maconha e 480 pedras de crack.