Site icon DeFato Online

Operação “Reação em Cadeia” desmantela esquema comandado por presos em Minas Gerais

Operação "Reação em Cadeia" desmantela esquema comandado por presos em Minas Gerais

Foto: Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com o Ministério Público estadual, deflagrou na terça-feira (10) a operação “Reação em Cadeia”, que mirou uma quadrilha criminosa comandada por detentos. A ação ocorreu simultaneamente em quatro cidades mineiras — Lagoa da Prata, Formiga, Belo Horizonte e Francisco Sá — e cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, como resultado de uma investigação que começou em janeiro deste ano.

Quadrilha comandada de dentro da prisão

De acordo com as autoridades, o grupo criminoso era responsável por, pelo menos, três roubos mediante restrição de liberdade, ocorridos nos dias 25 de janeiro, 22 de fevereiro e 13 de março, todos em Lagoa da Prata.

A investigação revelou que os roubos foram planejados e coordenados por detentos de um presídio localizado no Norte de Minas Gerais. Eles utilizavam celulares para organizar as ações criminosas em tempo real, dando instruções diretas aos executores que estavam em liberdade.

Prisões e apreensões

Durante a operação, a polícia apreendeu diversos itens, incluindo celulares, um carro, uma arma de fogo, munições, R$ 1.342 em dinheiro, porções de maconha, material de pesca, barracas roubadas e um passaporte.

Quatro mandados de prisão foram cumpridos, e todos os alvos já se encontravam no sistema prisional.

Esquema sofisticado

As investigações apontaram que os criminosos atraíam suas vítimas através de falsas negociações de bens de alto valor, como máquinas pesadas, aviões e carretas, usando presidiários que se passavam por empresários. Um dos beneficiários desse esquema é um colombiano residente na cidade de Formiga, segundo a Polícia Civil.

O líder da organização criminosa já cumpre pena no Norte de Minas e possui condenações que somam 260 anos de prisão. Outros membros da quadrilha acumulam penas de quase 100 anos.

Reação em cadeia

O nome da operação, “Reação em Cadeia”, faz referência à forma como os criminosos atuavam, coordenando os crimes de dentro da cadeia, e à resposta rápida das forças de segurança. A ação contou com o apoio de diversas delegacias do Estado, incluindo as de Lagoa da Prata, Bom Despacho, Formiga e Belo Horizonte.

* Com informações da Polícia Civil.

Exit mobile version