Nesta terça-feira (25), forças de segurança atuam em uma operação contra ligações irregulares de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Operação Waterfall está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com esforços da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil (PCMG) junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Em uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte na manhã de hoje (25), o diretor de relacionamento com cliente e regulação da Copasa, Cleyson Jacomini, explicou como os chamados “gatos” de água prejudicam moradores de bairros mais distantes. “Nós temos, hoje, uma concentração da produção de água aqui na Zona Sul e essa água demora um pouco mais para chegar em Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Pedro Leopoldo por exemplo. Se eu, no meio do caminho, tiver um número grande de desvios – é o que tem acontecido – prejudica a coletividade”, afirmou.
A operação investigou 19 ligações irregulares em 18 estabelecimentos. Segundo informações divulgadas na coletiva, essa diferença numérica aconteceu devido à presença de mais de uma ligação indevida em um único estabelecimento. Até esta manhã, duas pessoas já haviam sido conduzidas pela polícia.
A investigação detectou seis estabelecimentos irregulares. Outros quatro foram descartados. Até o momento da coletiva, oito casos ainda estavam sendo investigados e um estava sendo avaliado no laboratório da Copasa.
O gerente de Hidrometria da Copasa, Valter Lucas Júnior, informou que os “gatos” estão concentrados em áreas urbanas e não estão em bairros ou regiões específicos. Também comenta que o foco da companhia está em estabelecimentos comerciais e industriais, que utilizam mais água em seus processos: “Lavanderias, lava jatos, açougues, academias, motéis, hotéis. Então é uma atitude que eu falo de vista de fiscalização. A gente faz uma análise comparativa dos volumes, o perfil do imóvel, mas ele também tem uma busca pela regularidade”, explica.
Para realizar denúncias anônimas contra ligações clandestinas de água em todo o estado de Minas Gerais, basta ligar para o disque denúncia 181, que está disponível 24 horas.