Site icon DeFato Online

Orquestra Musicoop apresenta recital didático sobre os Beatles no Teatro da FCCDA

Orquestra Musicoop apresenta recital didático sobre os Beatles no Teatro da FCCDA

Orquestra Musicoop - Foto: Rafael Mota

Na próxima sexta-feira (26), a Orquestra Musicoop chega à Itabira com a apresentação “Beatles para Orquestra – Concertos Didáticos”. O espetáculo musical traz onze canções que marcaram diferentes momentos da trajetória dos quatro garotos de Liverpool, entre elas “Yesterday”, “Michelle” e “Here Comes The Sun”. Entre uma música e outra, o maestro Felipe Magalhães e os 20 músicos apresentam, numa prosa descontraída e cheia de informação, curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra. A apresentação começa às 20h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A entrada é gratuita. Senhas serão distribuídas uma hora antes da sessão, na bilheteria do teatro. A classificação indicativa é livre.

A apresentação inaugura o projeto Concertos Didáticos da Orquestra Musicoop, que prevê, ainda, circulação pelas cidades mineiras de Betim (MG), Nova Lima (MG), Fortuna de Minas (MG) e Belo Horizonte (MG). “A proposta deste concerto é convidar os espectadores a conhecer os bastidores e o modo de organização de um grupo de câmara como a Orquestra Musicoop, a partir de repertório fácil de ouvir”, explica Felipe Magalhães.

O maestro contextualiza que, em mais de três décadas, a Musicoop já fez vários concertos didáticos com o objetivo de aproximar pessoas de todas as idades e meios sociais da música de concerto, sobretudo as novas gerações. “Nessa apresentação a gente parte dos Beatles para mostrar as diferentes sonoridades a que a orquestra pode chegar com a viola, o violoncelo, o violino e o contrabaixo como instrumentos solistas. Vamos abordar também, entre outros temas, um pouco sobre a função do maestro, o que significam os seus gestos, quem é o Spalla, qual o seu papel etc.”, diz Felipe Magalhães.

“Beatles para Orquestra – Concertos Didáticos” traz um repertório variado que passeia por momentos distintos da carreira da banda inglesa, com arranjos para “Yesterday”, “Martha My Dear”, “Eleanor Rigby”, “If I Fell”, “Michelle”, “Julia”, “Here There and Everywhere”, “Here Comes The Sun”, “When I’m Sixty Four”, “The Long and Widing Road”, “Lady Madonna”. “Os Beatles continuam sendo admirados tanto por quem viveu a época deles, quanto pelos jovens de agora que escutam e gostam. Por ser uma música muito conhecida do grande público, o desafio é mostrar algo diferente, com arranjos e sonoridades distintas”, afirma Felipe Magalhães.

O maestro adianta ainda que, além dos arranjos para orquestra completa, alguns foram concebidos para dar destaque a cada instrumento. “Assim podemos mostrar ao público, de maneira didática, as diferentes sonoridades que uma orquestra pode apresentar. Por exemplo, entre os arranjos, temos o de ‘Yesterday’ que traz solo de violino em região mais aguda, em contraste com ‘If I fell’, em que o violino é colocado em região grave – algo menos comum. Na conhecida ‘Michelle’, a viola de orquestra – de som mais velado e escuro que o violino – surpreende como solista. Já na canção “Here there and ever where”, o contrabaixo – instrumento de timbre mais grave das cordas – nesta apresentação, ganha a melodia solando numa região mais aguda, para que o público consiga perceber sua sonoridade peculiar e por aí vai”, explica.

O projeto conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da BH Recicla e patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Prefeitura de Itabira, por meio da FCCDA. A realização é da Orquestra Musicoop e do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura.

Leve seu lixo eletrônico ao teatro

No local do concerto serão recolhidos, em coletores da BH Recicla, lixos eletrônicos, como dispositivos que não funcionam mais (geladeiras, TVs, rádios celulares, tablets etc.), além de pilhas, baterias, com o objetivo de serem reaproveitados. “Ao serem reciclados, se tornam matéria prima novamente, poupando novas extrações da natureza. Podem ainda ser utilizados na fabricação de novos produtos, o que evita a degradação ambiental, e a superlotação dos aterros sanitários. Ninguém pensa que um telefone, por exemplo, que não tem conserto pode ser reaproveitado e que esse gesto é um ato de amor à vida do planeta”, explica Emanuelle Lemes, engenheira ambiental da BH Recicla

Ela comenta ainda que os Beatles, fenômeno que atravessa gerações, são de uma época em que “o mundo estava mudando. Além de sua arte, representavam uma juventude que queria o novo, e que não queria a guerra”, comenta a engenheira ambiental. Segundo ela, os desafios para o jovem de hoje são outros.  “Precisamos entender que nós seres humanos não somos separados das outras formas de vida. Deveria ser ensinada a consciência ambiental desde cedo, porque, muitas vezes, as pessoas até querem, mas não sabem como ajudar ou o que fazer. Com dicas simples e sustentáveis, uma dose de empatia e um pouco de informação é possível evitar a depredação ambiental e preservar o mundo para as futuras gerações”, conclui Emanuelle Lemes.

Programa do concerto

Beatles para Orquestra

  1. Yesterday (violino solo, Elias Barros)
  2. Martha my Dear (violino solo, Henrique Rocha)
  3. Eleanor Rigby 
  4. If I Fell (violino solo, Simone Poliana)
  5. Michelle (viola solo, Cleusa Nébias)
  6. Júlia (violoncelo solo, João Cândido)
  7. Here, There and Everywhere (contrabaixo solo, Thiago Santos)
  8. Here Comes the Sun
  9. When I’m Sixty Four (solo William Barros)
  10. The Long and Widing Road (solo clarineta, William Barros)
  11. Lady Madonna

Ficha técnica e artística da Orquestra Musicoop

Exit mobile version