Ouro Preto homenageia Nossa Senhora da Conceição da Lapa e Nossa Senhora do Pilar neste 15 de agosto

Comemorações religiosas contam com programações na cidade de Ouro Preto e também no distrito de Antônio Pereira

Ouro Preto homenageia Nossa Senhora da Conceição da Lapa e Nossa Senhora do Pilar neste 15 de agosto
Basílica de Nossa Senhora do Pilar está localizada em Ouro Preto. Foto: Marcelo Tholedo/prefeitura de Ouro Preto

Nesta quinta-feira (15) diversos municípios mineiros paralisam suas atividades devido a feriados. Em Ouro Preto, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição da Lapa e Nossa Senhora do Pilar.

O distrito de Antônio Pereira celebra Nossa Senhora da Conceição da Lapa com seu 24º Jubileu. Os três dias de programação encerram-se hoje (15) com uma procissão. A caminhada parte às 18h30  e vai em direção ao Santuário da Lapa, onde haverá uma Celebração Eucarística.

Já a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, localizada na praça Monsenhor Castilho Barbosa, bairro Pilar, em Ouro Preto, comemora a festa de Nossa Senhora do Pilar segundo o calendário do Governo de Minas.

De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar é o tempo mais antigo de Ouro Preto – desde quando o município era conhecido por ‘Vila Rica”. “Ao contrário do que muitas publicações e guias afirmam, o ouro encontrado não é maciço, mas sim apenas folheado”, informou a prefeitura.

Padroeira de Belo Horizonte

Neste 15 de agosto, Belo Horizonte também comemora um feriado municipal. A data homenageia a padroeira do município, Nossa Senhora da Boa Viagem.

O reconhecimento de Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira de Belo Horizonte teve início em 1932. O papa Pio XII concedeu o título a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Dessa forma, a festividade principal ocorre de 6 a 15 de agosto, com o dia 15 reservado para as celebrações em sua honra.

Além disso, a devoção à santa tem suas raízes na fé dos tropeiros que transportavam carga pelo interior do Brasil, tornando-a a protetora dos viajantes. A celebração da tradição continua anualmente com diversas atividades que reforçam a importância da padroeira para a comunidade.

O feriado foi criado por lei em 1967.