A Ouvidoria Geral do Município fez uma apresentação sobre o Colab, ferramenta que é um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, em reunião com líderes comunitários, no domingo (06), realizada na sede da Interassociação de Bairros de Itabira.
A população pode solicitar serviços de reparo, obras e reformas por meio desse aplicativo, além disso é possível oferecer sugestões para melhorar a administração pública. A reunião teve como objetivo estreitar o relacionamento do governo com a população e divulgar os meios oficiais de interação entre cidadãos e município.
Durante a reunião, os líderes comunitários foram orientados a baixar o aplicativo, se cadastrar e iniciar a interação direta com a administração pública. O aplicativo Colab foi lançado pelo Governo Municipal em agosto de 2021 com o objetivo de democratizar a participação cidadã e contribuir para a melhoria do serviço público.
O aplicativo foi apresentado pelo ouvidor Paulo Henrique Rodrigues da Silva. Ele ainda explicou sobre o funcionamento e os serviços prestados pela Ouvidoria. “A Ouvidoria é também um canal de acesso para informações, denúncias e sugestões. Explicamos isso para os líderes comunitários. Falamos também como acessar a ouvidoria e, ainda, que qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode ter acesso para informar uma demanda ou solicitação de melhor eficiência do serviço público,” esclareceu.
Ainda de acordo com Paulo Henrique, foi informado às lideranças comunitárias a futura implantação da Ouvidoria Digital e um novo número de telefone, com apenas três dígitos, para facilitar a comunicação.
“A Ouvidoria é a porta de entrada para que o cidadão possa requerer serviços públicos de qualidade, é o canal adequado para interação com a administração pública. Por isso, reforçamos que os canais oficiais de comunicação com o Governo são a Ouvidoria e o Colab,” enfatizou o ouvidor Paulo Henrique.
É intenção da Ouvidoria realizar outras reuniões, que serão agendadas posteriormente, para treinar as lideranças comunitárias, quanto ao uso efetivo do Colab. Os participantes passarão por capacitação e serão multiplicadores das vantagens do aplicativo para o atendimento à população.