“Estarei com vocês até o fim dos tempos”, diz Jesus.
Queridos Irmãos e irmãs,
Escolhi despedir-me de vocês por meio dessas palavras, pois, pessoalmente teria muitas dificuldades: não bastasse a minha timidez, acrescento meu jeito emotivo e frágil de lidar com as perdas, separações e partidas. Mesmo sabendo que isso um dia vai acontecer de alguma forma ou por alguma circunstância, não me sinto preparado. Mas a palavra é um tesouro. Quando Deus quis comunicar-nos que nos amava, Ele falou. Também nestes seis anos e meio aqui em Itabira, servi-me, na maioria das vezes, da palavra do evangelho para transmitir-lhes a salvação de Deus. Agora que a igreja precisa de mim numa outra região, sirvo-me de humildes, mas sinceras palavras para dizer-lhes o quanto amo vocês, o quanto amei e amo esta cidade e este povo. O que fiz e falei, o que vivi e senti, até mesmo quando eu errei, no fundo estava o desejo sincero do sacerdote, padre Francisco,do cidadão Francisco Guerra, e do amigo Chico Guerra de acertar e fazer o melhor e ajudar a todos a serem melhores.
Quando em janeiro de 2003 aqui cheguei vivi momentos enormes de solidão e abandono, no entanto, nunca deixei de amar vocês e essa cidade. Mesmo quando o coração estava ferido, ou meu olhar pudesse dizer o contrário, mantive meu sorriso para aqueles que de mim se aproximavam. Afinal, acertadamente com a Igreja o povo sente com carinho que o sacerdote é um outro Cristo, porque age na pessoa de Cristo. Eu também acredito piamente nesta verdade, por isso não medi esforços para ser um com vocês nas nossas abençoadas celebrações eucarísticas, nas bênçãos do Santíssimo, nos retiros dos primeiros domingos e na pregação da palavra através dos meios de comunicação, sobretudo, do programa palavras que curam, canções que libertam. Creio que tudo isso está muito vivo em nossos corações e ficará registrado para sempre, porque tudo que é de Deus é eterno. Assim também será eterna a nossa amizade e todo o bem que fizemos para a santificação nossa, da igreja e para o crescimento do Reino de Deus aqui na região. No último dia 16, festa de Nossa Senhora do Carmo, completei 14 anos de vida sacerdotal, e no próximo dia 1º de Agosto completarei 41 anos de idade, dos quais 6 anos e meio vividos aqui. Sou um homem realizado e um padre feliz. Parte dessa realização e dessa felicidade eu devo a vocês.
Um dia Deus me colocou no meio de vocês e vocês me fizeram Itabirano, com o título de Cidadão honorário desta histórica e abençoada cidade. Nesse momento quero dizer que das crianças e adolescentes me fiz pai; dos jovens um amigo, e dos adultos um irmão na solidariedade e no amor. Perguntado pela imprensa se eu levaria alguma frustração por algo não realizado, respondi que no lugar de frustração levo expectativas e esperanças. Expectativa de ver concretizado um sonho que está se tornando realidade: a construção da fazenda da Esperança para cuidar dos dependentes químicos, pois a droga está matando nossos filhos e machucando nossos corações e nossas famílias. E a esperança de ver frutificar em todos os trabalhos evangelizadores da igreja, os trabalhos sociais do poder público e o crescimento de organizações não governamentais em defesa da vida deste povo tão batalhador que é o povo de Itabira. Agora quero agradecer a paternidade do meu bispo Dom Odilon e a fraternidade dos meus irmãos padres dessa cidade e região. Agradeço o carinho de todos os profissionais da imprensa, especialmente o acesso e acolhida da TV cultura, da revista De Fato,da De fatoOnline, do Diário de Itabira, da Rádio Itabira e da Rádio Pontal à qual me dirijo de forma mais agradecida ainda pelo programa que tornou o padre Chico O SEU AMIGO NO AR.
Dirijo-me com especial respeito a todas as autoridades do município que sempre se posicionaram com respeito perante a mim e a igreja. Agradeço de coração mesmo, a todos os agentes de pastoral e lideranças comunitárias que sempre apoiaram todos os projetos evangelizadores positivos na paróquia ou na cidade, e me ajudaram discernir com prudência o que não era saudável realizar em alguns momentos. Aos funcionários da paróquia meu agradecimento sincero pela dedicação e cuidado com as coisas de Deus. Se eu pudesse, citaria o nome de milhares de pessoas que foram importantes na minha vida aqui. Não é possível, por isso rezarei por todos.
A todos peço que continuem amando o padre Luciano que sempre esteve entre nós com tanta disponibilidade e ajudem o padre Ronaldo para que os dois sejam fiéis a Deus e felizes, como eu fui feliz aqui com vocês. No próximo dia 02 de Agosto estarei tomando posse na Paróquia Cristo Rei em Ipatinga. Rezem por mim, porque eu estarei rezando por vocês e jamais os esquecerei.
Com carinho e bênção de Padre Francisco Guerra.