Site icon DeFato Online

Padre milagreiro ganha estátua em São Gonçalo

 

Uma estátua ‘gigante’ eternizará a figura do ‘padre milagreiro’ de São Gonçalo do Rio Abaixo, João José Marques Guimarães. Medindo 20 metros, a escultura está sendo construída pela Prefeitura com investimento de R$ 96 mil e será intitulada como ‘Memorial do padre João’. A previsão de término está estimada em 60 dias.
 
Padre João se tornou uma lenda entre os sãogonçalenses. Ele, que assumiu a paróquia de São Gonçalo em 1924, três anos após ser ordenado, permaneceu por meio século cativando a população com o seu jeito simples e enérgico.
 
Após o seu falecimento, em 23 de março de 1984, aos 94 anos, os fiéis passaram a visitar com frequência sua sepultura onde depositavam flores em sua homenagem. Reza a crença que da sepultura começou a brotar água e diversas pessoas que tomaram ou passaram o líquido nas regiões doentes do corpo foram curadas. Ainda hoje, no seu túmulo existem placas em agradecimento pelas graças alcançadas.
 
Uma pessoa que mantém viva a história do padre João é Benedita dos Santos, 81, a “Dona Bené”. Ela foi educada por padre João e esteve ao seu lado por mais de 40 anos. Após o seu desligamento da casa paroquial, em 1973, o acompanhou para sua nova residência, construída ao lado da primitiva capela Santa Efigênia reedificada em 1940, especialmente para abrigá-lo. A casa do padre João ainda hoje é frequentada por devotos e visitantes interessados em sua história.
 
Dona Bené destaca a generosidade como principal marca do religioso e se diz ‘feliz demais’ com a homenagem que o padre receberá. “Ele dedicou a sua vida para servir. Veio ao mundo somente para fazer bondade”, declarou emocionada.
 
Para quem busca a benção do ‘padre milagreiro’, a fiel senhora entrega uma pequena tira da última batina usada por ele. O hábito foi cuidadosamente cortado em pequenos retalhos para, como ela mesmo define, “distribuir a graça do padre João”.
 
A expectativa é que depois de inaugurada, a estátua construída no bairro Patrimônio, num dos pontos mais altos da cidade, se torne um local de peregrinação para que os devotos do padre possam pagar promessas e cumprir penitências.
Exit mobile version