O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado, na tarde de domingo (6), para resgatar duas pessoas que ficaram ilhadas no povoado de Cabeça de Boi, zona rural de Itambé do Mato Dentro. As vítimas, pai e filho, foram surpreendidas por uma cabeça d’água.
Segundo os militares, o homem, de 46 anos, que estava acompanhado do filho, de 10, relatou que estavam acampados na região da Cachoeira da Maça, quando foram surpreendidos pelo aumento repentino do nível do Rio Preto.
Os bombeiros disseram que tiveram que superar muitos obstáculos para chegar até ao local da ocorrência — precisando, inclusive, atravessar dois córregos com a viatura que puxava o barco utilizado na ação.
Os militares só conseguiram chegar ao local no início da noite. Os bombeiros utilizaram equipamentos de segurança, como cordas, flutuadores e coletes guarda-vidas para atravessar o rio e resgatar as vítimas, que estavam aflitas e ansiosas.
O Corpo de Bombeiros alerta que, antes de visitar cachoeiras e rios, as pessoas devem observar a possibilidade de ocorrer trombas ou cabeça d’água, que são provocados pelas fortes chuvas. E, ao acampar, atente-se à previsão do tempo e mapeie as prováveis rotas de fuga para que sejam utilizadas em caso se emergência.