Educação é o princípio comunicativo, utilizado pelas sociedades, para desenvolver no indivíduo a consciência de suas potencialidades. Isso acontece por meio das interpretações dos sinais gráficos e pela construção dos conhecimentos envolvidos no desenvolvimento do raciocínio comportamental e disciplinar.
As instituições de ensino compartilham desse objetivo, promover a educação de forma respeitosa para ampliar a visão de crianças, jovens e adolescentes. Nesse processo é muito importante a presença da família, não só como apoio mas também como parceira da construção de um futuro. Apesar disso, ainda existem conflitos entre pais/ familiares e escolas.
Mas, porque desentendimentos dessa forma acontecem? Quais são as falhas que prejudicam a relação entre família e escola? Veja as três principais ações que podem prejudicar essa relação:
Falta de comunicação
Uma instituição de ensino que não se comunica com os responsáveis — seja a respeito de seus objetivos e métodos ou mesmo informações simples, como datas e eventos — está abrindo caminho para a insegurança. Em contrapartida, pais que não conversam ou até mesmo não questionam a escola tendem a ter a desinformação com estratégia para constrangimentos e futuros desentendimentos.
Falta de interação com a família
Quanto mais a família participar das atividades e for envolvida em programações pedagógicas, maiores serão as chances dela se engajar em torno dos objetivos educacionais.
Falta de feedback
A avaliação deve promover uma visão do crescimento do aluno. Contar aos responsáveis o resultado das produções individuais das crianças e da turma é uma ótima maneira de fornecer um feedback e mostrar a eles que valeu a pena confiar a educação de seus filhos à instituição.
Depois de entender o problema causador do afastamento entre pais e alunos, que tal sugerir algumas ideias para melhorar o relacionamento?
– Clube de pais;
– Mutirões (para mudar a pintura das salas ou redecorar o pátio, por exemplo);
– Ciclo de palestras (quais temas interessam mais aos pais? Pesquise!);
– Shows de música, dança ou peças teatrais exclusivas para as famílias;
E agora, o que fazer?
Valorizar instituições que zelam por um bom relacionamento entre pais e escola vale a pena. O Colégio Auge aposta nessa proximidade e cumplicidade entre família e Colégio. Quer saber mais? Preencha aqui: