Para além das quadras: praticantes itabiranos exaltam a importância do tênis
Sara Zeferino
Foto: Dalton Gonçalves / DeFato
Edvar Oliveira começou a praticar o tênis por conta da saúde física e mental. Mas, descobriu nesse esporte, a possibilidade de se integrar socialmente e conhecer novas pessoas. O mesmo aconteceu com Geraldo Silveira que, ainda garoto, começou no tênis como uma brincadeira e encontrou ali uma oportunidade para interagir e fazer novas amizades.
Cansado daquele excesso de contato que exige o mundo do futebol, o advogado Edvar Oliveira decidiu partir para o mundo do tênis, no qual o único toque que importa é da mão na raquete. “Não tem como jogar futebol se não for contato. Futebol chama contato. E você chega numa idade que você vai evitando isso. Então, o tênis é um esporte que é um contra o outro, no máximo dois contra dois, sem contato nenhum”. conta o advogado que entrou de vez no mundo do tênis pra não sair mais.
E até mesmo por não ser um esporte que exige o contato, o técnico Geraldo Silveira relatou que houve um crescimento na procura pelo tênis em Itabira durante a pandemia da Covid-19, na qual o distanciamento social é medida de proteção para todos.
“O tênis tem essa característica. Nessa pandemia teve muita gente que percebeu que o único contato era com a bolinha. Então, o distanciamento social já estava presente nesse esporte. O futebol tem vinte, trinta alunos, enquanto a aula de tênis tem seis, sete alunos. É totalmente diferente, o aluno participa muito mais”, exemplifica Geraldo.
Tênis e a integração social
Geraldo começou no esporte ainda garoto, em um clube de Ouro Preto. Algo que parecia ser apenas brincadeira, se tornou seu trabalho. Hoje, o treinador reforça a importância do tênis nas interações sociais. “Muitas pessoas já falaram que quando vieram para cidade tiveram um pouco de dificuldade de conhecer as pessoas, aí começaram a jogar tênis e num instantinho já tinham novos amigos. Os círculos de amizade são são um resultado comum no meio do tênis”.
Geraldo Silveira gostou tanto do esporte que passou a dar aulas. Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Para o advogado Edvar Oliveira também não foi diferente. Além de garantir uma boa saúde física, também conquistou a “resenha do tênis”, como ele mesmo diz. Edvar se envolveu tanto nesse meio que se tornou, inclusive, um dos apoiadores do campeonato de tênis que está acontecendo, neste mês de agosto em Itabira, o DMX Open de Tênis 2021.
“Eu penso que é um jeito de agregar o pessoal da região. Estamos recebendo esportistas de Barão de Cocais, Santa Bárbara, João Monlevade, Nova Era, Ipatinga, Timóteo, Ouro Preto, Belo Horizonte, entre outros. No torneio tem gente de todos esses lugares”, detalha.
Porém, de acordo com o advogado, a falta de incentivo financeiro ainda se faz presente no mundo dos esportes. Edvar Oliveira também comenta que a ausência de investimentos é um empecilho para a evolução de novos atletas no Brasil. “As políticas públicas precisam pensar também nas grades escolares e incentivar o esporte nesse ambiente. É importante que crianças e adolescentes tenham quadras e aulas de educação física”, ressaltou o advogado.
Solidariedade
Mas, para buscar vencer essa dificuldade no acesso ao tênis, Edvar se uniu a outros companheiros do quadras para pensar em um projeto com o objetivos de levar o esporte a mais pessoas de Itabira.
“Eu, a turma que mexe com tênis, os professores e o treinador Geraldo Silveira temos a intenção de doar as raquetes usadas para a meninada brincar. A gente quer criar uma popularidade nisso aí, pra quem não pode comprar uma raquete”, conta o advogado.
Edvar Oliveira, advogado. Foto: DeFato
O experiente técnico Geraldo Silveira aproveita a oportunidade para fazer um convite à população itabirana. “Seria bom o pessoal ver onde tem o tênis, conhecer os espaços disponíveis e, pelo menos conhecer um pouco mais do esporte. Recomendo inclusive uma aula experimental, para ver se criar uma identificação e perceber que vale a pena conhecer essa prática”, finaliza.