João Mário de Brito, presidente do Valeriodoce Esporte Clube, se afastou temporariamente do cargo por 90 dias, que começaram a ser contados a partir da última segunda-feira (17). O pedido de afastamento se deu em função da nomeação de João Mário para ocupar o cargo de presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), evitando ‘‘questionamentos de conflito de interesse’’. Em seu lugar, quem assume a presidência do VEC de forma interina é Antônio Lage da Silva, o “Miné’’, que exercia a função de vice-presidente do clube.
O afastamento de João Mário de Brito – que pode ser ampliado – irá ocorrer durante o período da participação do Valério na terceira divisão do Campeonato Mineiro.
O licenciamento da presidência foi aprovado em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do clube, na última sexta-feira (14). Na reunião, estiveram presentes o presidente do Conselho, Sérgio Henrique Gomes; seu vice, Luzardo Drummond; o secretário Antônio Lino Oliveira e os conselheiros Geraldo Quintino Batista e Vicente Lemos Filho.
“Considerando minha nomeação na Itaurb, zelando pela observância da legalidade no que se tange eventual questionamento de conflito de interesse, recorro ao estatuto do clube, e ainda, ao Conselho Deliberativo, que conceda o afastamento da presidência por 90 dias’’, disse João Mário de Brito em sua justificativa.
No documento, João Mário afirma que embora não responda pelo clube, seguirá contribuindo de forma externa para o sucesso da gestão esportiva.