Site icon DeFato Online

Para conseguir cadeira de rodas motorizada, itabirana conta com Vakinha On-line

Para conseguir cadeira de rodas motorizada, itabirana conta com Vakinha Online

Foto: Arquivo pessoal

A itabirana Maria Pedro Martins, mais conhecida como Lia, de 70 anos, necessita da ajuda da população para comprar uma cadeira de rodas motorizada. A aposentada sempre trabalhou como diarista e aos 35 anos começou a ter problemas na coluna.

Diagnosticada com Hérnia de Disco, foi deixando a situação piorar por falta de recursos para o tratamento na cidade vizinha. Dessa forma, convivia com o problema que lhe causava muitas dores. Os serviços domésticos ficavam cada vez mais difíceis para serem realizados, devido a dificuldade dos movimentos e dores que sentia. Em 2020, Lia descobriu uma lesão na coluna cervical, o que fez com que perdesse os movimentos da cintura para baixo. Com isso, ficou impossibilitada de andar.

“Eu não sofri nenhuma queda. Fui ao médico, fiz exames e tive o diagnóstico da lesão. De uma hora para outra, me vi em uma cadeira de rodas. Isso é muito triste!”, comenta.

Consequências

As consequências de uma lesão medular na região cervical provocam perda de movimentos dos quatro membros e, na região torácica, perda do controle do tronco e dos movimentos dos membros inferiores.

O paciente também pode apresentar alterações intestinais, ou seja, perde a capacidade de controle dos intestinos e da evacuação, assim como perde o controle da bexiga e do esfíncter que regula a saída da urina. Muitas vezes, isso exige a passagem de uma sonda para fazê-lo urinar a cada quatro horas, por exemplo, a fim de evitar o risco de lesão renal causada por acúmulo de urina.

Para que o paciente tenha um pouco mais de qualidade de vida, algumas medidas devem ser tomadas. É preciso providenciar o esvaziamento do intestino diariamente ou a cada dois dias. Além disso, a pessoa com lesão na medula não pode ficar na mesma posição por mais de duas horas para evitar o aparecimento de úlceras de decúbito, uma vez que nos locais onde existem proeminências ósseas pode haver lesão com necrose da pele.

Todas essas ações requerem aprendizado muito grande por parte da família e do paciente que naquele momento está muito fragilizado.

Vakinha

Os problemas enfrentados pela idosa são grandes. Além de sua dificuldade de locomoção, ela mora com seu irmão que precisa de cuidados especiais porque está acamado. Dessa forma, ela vive contando com a ajuda de familiares, amigos e vizinhos. Por isso, Claudia Batista Damião, sua prima, teve a ideia de fazer uma Vakinha On-line para ajudar Lia.

“Vejo a dificuldade dela se locomover. Como ela fica muito sozinha, nem sempre ela tem alguém para empurrar a sua cadeira. Além disso, a cadeira dela é muito velha e não fica com o pneu cheio. Por esse motivo, peço a ajuda de todos para que ela consiga comprar uma cadeira de rodas motorizada que custa aproximadamente 10 mil reais”, solicita Cláudia.

Lia também pede ajuda. “Conto com a ajuda de vocês para que eu possa ter um pouco mais de acessibilidade para poder me movimentar melhor. Me ajudem com minha sonhada cadeira de rodas motorizada, doando o que vocês puderem. Que Deus abençoe cada um de vocês!”.

Como ajudar

Quem quiser ajudar Lia através da Vakinha, basta clicar aqui. Interessados também podem doar por Pix, cuja chave é:  claudiadamiao1975@hotmail.com (Claudia Batista Damião – Nubank).

 

Exit mobile version