A Prefeitura de Santa Maria de Itabira deverá decretar, em breve, situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região. Como tristemente costuma ocorrer, o município é um dos mais afetados do Médio Piracicaba e registra diversas ocorrências pelo seu território. Uma delas, no entanto, é mais grave e motivou a decisão.
Procurada pela DeFato, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o Rio Girau, que corta a cidade, está consumindo parte de um acesso ao bairro União. Caso isso se concretize, diz o Executivo, cerca de 200 pessoas podem ficar sem acesso às suas residências.
Em situação de emergência, o município pode obter recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise. A intenção de Santa Maria é utilizar tais recursos para evitar que a comunidade fique isolada.
Outros transtornos foram registrados pelo território santa-mariense. Porém, a Prefeitura garante que o acesso ao bairro União é o mais grave no momento.