O feriado de carnaval se aproxima e a programação momesca de Belo Horizonte se intensifica, com desfiles de blocos de rua, blocos caricatos, escolas de samba e shows ao longo dos próximos dias. Mas para aqueles que não querem curtir a folia e aproveitar para descansar, a cidade também oferece opções de lazer.
Os moradores e turistas podem aproveitar o feriado para fazer passeios ao ar livre, praticar esportes, chamar os amigos para um piquenique, curtir as novidades da sétima arte e conferir a programação dos centros culturais de Belo Horizonte. Confira algumas dicas de programação:
Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h
Avenida Prudente de Morais, 202, bairro – Cidade Jardim
- Exposição “Complexa Cidade” – A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.
- “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros” – Na área externa do Museu, a exposição apresenta veículos e maquinários que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira.
Museu Casa Kubitschek – MCK
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes
- Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha” – A mostra reúne os projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal.
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
- Exposição “Seu Antônio” – Formada por uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos.
- Exposição “Rostos da Pampulha” – Tem como proposta valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários.
Jardins do Museu de Arte da Pampulha – MAP
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico
Os jardins que circundam o prédio, criados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira. Esculturas de August Zamoyski, Alfredo Ceschiatti e José Pedrosa integram a paisagem. O Museu atualmente está fechado para restauro.
Parques
Que tal aproveitar o período de carnaval para curtir a natureza sem precisar sair da cidade? Belo Horizonte possui 75 parques, um Jardim Zoológico e um Jardim Botânico. Durante a folia, eles terão funcionamento regular. Os horários estão disponíveis no site da Fundação de Parques e Zoobotânica.
Cinemas
Quem quer passar longe da folia pode aproveitar o período para ficar em dia com as novidades da sétima arte. As principais salas de cinema da capital estão com programação durante o carnaval e filmes para todos os gostos.
Transporte coletivo durante o carnaval
A partir de sábado, dia 18/2, o transporte coletivo municipal (convencional e suplementar) e metropolitano terá um planejamento especial para atender os usuários. As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário de atendimento do Metrô.
Agentes da BHTRANS vão estar nas estações e no Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitorando os passageiros e as linhas.