A paralisação dos garis de Belo Horizonte chegou ao segundo dia nesta terça-feira (20) e segue afetando a coleta de lixo em regiões da capital mineira. As coletas previstas para a segunda-feira (19) não foram realizadas nas zonas Nordeste, Leste e Noroeste.
Como consequência, moradores já relatam acúmulo de resíduos em vias públicas e calçadas. A situação preocupa ainda mais diante da previsão de grande volume de chuvas para os próximos dias, o que pode agravar riscos ambientais e sanitários.
Risco de alagamentos e problemas sanitários
O lixo descartado nas ruas pode obstruir bocas de lobo e redes de drenagem pluvial. Com isso, aumentam os riscos de alagamentos, enxurradas e transbordamentos em áreas já vulneráveis da cidade.
Além disso, o acúmulo de resíduos favorece a proliferação de insetos e roedores, elevando o risco de doenças. Durante períodos de chuva intensa, sacos de lixo e materiais plásticos também podem ser arrastados pela água, bloqueando galerias pluviais e ampliando os danos.
Nota da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) – na íntegra
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) iniciou, na manhã desta terça-feira (20), um plano de contingência com o objetivo de minimizar os impactos da paralisação dos garis da empresa Sistemma, que presta serviços de coleta domiciliar de resíduos para a Prefeitura de Belo Horizonte.
Foram mobilizados 308 garis e 47 caminhões, sendo 38 caminhões basculantes e 9 compactadores, que já estão atuando no recolhimento dos resíduos nas regiões Leste, Nordeste e Noroeste da cidade. Os garis e os caminhões empregados nessa operação são provenientes de outros contratos de prestação de serviços de limpeza urbana, além de recursos próprios da SLU.
A SLU continua acompanhando as negociações para a solução do impasse entre os garis e a empresa. A Autarquia esclarece que está adimplente com todas as suas obrigações contratuais e tomando as providências para a garantia da prestação do serviço essencial à população.
A estimativa é que, ontem, deixaram de ser recolhidas 602,75 toneladas de resíduos.
Reivindicações da categoria
Os trabalhadores, contratados por empresa prestadora de serviços, protestam por melhores condições de trabalho. Entre as principais reivindicações estão a regularização do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a concessão de benefícios, como convênio médico.
Desde a manhã de segunda-feira, os garis mantêm manifestação em frente à sede da empresa, no bairro São Gabriel. A categoria cobra uma atuação mais efetiva da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para mediar o conflito e garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa contratada.
Acompanhamento do caso
Diante do cenário de paralisação e da previsão de chuvas intensas, a reportagem segue acompanhando a situação e os desdobramentos das negociações entre trabalhadores, empresa e poder público. Novas informações serão acrescentadas assim que houver atualizações.

