Assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), realizada na última sexta-feira (14), decidiu pelo fim da paralisação na Agência Nacional de Mineração (ANM). Além disso, com 87% dos votos dos servidores, ficou determinado que a categoria ingressa em estado de mobilização até 31 de agosto, prazo final do compromisso firmado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) 2024 contendo o alinhamento dos cargos e carreiras da ANM com as outras dez agências reguladoras do País.
Mesmo com o fim das paralisações da ANM, a continuidade do estado de greve e mobilizacões seguem através de ações nas redes sociais, na mídia e com acompanhamento de uma comissão de negociação do processo.
Durante o período negocial, a comissão irá acompanhar e informar aos servidores aspectos técnicos da proposta, que uma vez formalizada, terá vigência a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
Assim, durante o mês de julho e agosto, o Sinagências programará atividades semanais nas redes sociais, mantendo ações diversas com os servidores, garantindo apoio até o atendimento do compromisso firmado com o governo.
O objetivo é seguir com mobilizações na sede em Brasília e suas regionais, dando continuidade para a sensibilização deste pleito junto ao governo federal, Câmara dos Deputados e Senado, setor regulado e sociedade brasileira, em apoio à estruturação da ANM.