Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou o lançamento do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Uma das novidades é sobre o funcionamento do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Para ampliar o acesso ao lazer e a ocupação dos espaços públicos em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman (PSD) assinou despacho governamental autorizando o funcionamento do Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Parque Municipal – até às 21h, de terça-feira a sábado. A decisão já começa a valer a partir desta terça-feira (7).
Adoro BH
Outro decreto tem como objetivo simplificar o Programa Adoro BH, que dispõe sobre a adoção de espaços públicos e áreas verdes. Com a publicação, a PBH pretende reduzir dificuldades burocráticas e exigências para a adoção de espaços públicos por pessoas físicas ou jurídicas que têm o interesse em preservar e valorizar o patrimônio público, como praças, parques, canteiros, rotatórias, pistas de caminhada e ciclovias.
Mais segurança
Na área central e na Lagoinha serão implantados um novo modelo de videomonitoramento com uso de analíticos para detecção automática de ocorrência através de inteligência artificial, com a instalação de quatro câmeras com a tecnologia speed dome, 53 câmeras fixas com analíticos e 20 câmeras fixas com reconhecimento facial.
Os locais de implantação dessas câmeras serão: a Região da Lagoinha – Praça do Peixe, Rua Araribá e Passarela -, Praça Sete, Praça Rio Branco, Rodoviária, Oiapoque, Praça da Estação, Rui Barbosa, Aarão Reis, Parque Municipal, Praça Raul Soares, Praça Afonso Arinos, Rua Sapucaí, Sede da Prefeitura (Afonso Pena 1212), Restaurante Popular (Lagoinha e Área Hospitalar) e na Av. dos Andradas (próximo ao número 51).