Há pouco mais de dez dias para o fim do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza a apresentação dos aspirantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, partidos de Conceição do Mato Dentro se organizam para as eleições 2020. Os principais diretórios municipais dos partidos já definiram as datas para o anúncio oficial dos candidatos. Respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de coronavírus, os diretórios municipais dos partidos têm até o dia 16 de setembro para apresentar os candidatos.
No dia 12 de setembro, o PP tem encontro marcado às 11h para anunciar os aspirantes aos cargos. Em seguida, no mesmo dia, às 15h, o MDB faz a sua reunião. Seguindo o cronograma de convocações, o PSL se reúne às 17h, também no dia 12. Do mesmo modo, o REDE realiza a convocação às 18h. Todas essas convenções serão realizadas na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro.
O Cidadania informou que ainda não há data prevista para a convenção do partido. Além disso, o diretório ainda discute se haverá o lançamento de candidatos ou possibilidades de apoios políticos.
Os demais partidos não apresentaram datas definidas ou não conseguiram ser contatados pela redação da DeFato Online até o fechamento da matéria. De acordo com o TSE, o município de Conceição tem 11 diretórios municipais de partidos.
O que são as convenções
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto pelo estatuto, escolhem os candidatos que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo das eleições.