Um pátio da prefeitura de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pegou fogo duas vezes durante a madrugada desta terça-feira (16). Pela recorrência, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) acredita que os incêndios tenham sido criminosos.
Segundo o CBMMG, o vigilante do local realizou a primeira chamada por volta de 00h20. Cerca de 15 veículos em desuso foram incendiados. Alguns dos veículos estavam sem motores, baterias e combustível e eles estavam bem próximos, facilitando o alastramento rápido das chamas. Três viaturas e um caminhão-pipa municipal foram mobilizados e a situação só foi controlada por volta de 2h05.
Após debelarem o fogo e realizarem o rescaldo, eliminando o risco de reignição dos focos, houve um novo acionamento para o local em torno de 3h40 em um outro ponto do imóvel, envolvendo um novo veículo. Ao todo, 18 veículos foram atingidos – 17 no primeiro incêndio e 1 no segundo -, sendo que a maioria foi completamente destruída.
Segundo o CBMMG, os veículos atingidos não tinham utilidade para a prefeitura e iriam para leilão. “Houve também o relato de que, pela facilidade de acesso, já teria havido invasões de indivíduos no local para retirada (roubo) de peças dos veículos”, informou o CBMMG.
A segunda chamada foi finalizada já no fim da madrugada, às 05h15. Neste último empenho, as guarnições também contaram, novamente, com o apoio do caminhão-pipa da prefeitura.
De acordo com o CBMMG, ninguém se feriu e as equipes conseguiram controlar a situação antes que o incêndio se propagasse para a vegetação e edificações vizinhas, como o local de funcionamento da Secretaria Municipal de Defesa Social, a garagem do prédio da prefeitura e outras estruturas.