Site icon DeFato Online

Patrimônio histórico de Itabira: Maria Fumaça da praça do Areão é entregue restaurada

Patrimônio histórico de Itabira: Maria Fumaça da praça do Areão é entregue restaurada

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

A histórica locomotiva Maria Fumaça e o emblemático Arco na praça do Areão, em Itabira, passaram, nos últimos meses, por um processo de restauração. No domingo (9), o patrimônio histórico foi entregue revitalizado aos itabiranos.

O monumento — Maria Fumaça e Arco — integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Areão, bem tombado pelo Município, conforme Decreto nº 2050, de 30 de Novembro de 1998, com reconhecimento pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para fins de pontuação e captação dos recursos do ICMS Cultural.

Por causa do precário estado de conservação em que se encontrava o monumento, vistorias foram realizadas e a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) constatou a necessidade de uma restauração metalográfica — recuperação de peças metálicas danificadas ou desgastadas —, com mão de obra especializada.

O valor investido na restauração da Maria Fumaça foi de R$ 437.321,72. Já para as obras de reforço da base de sustentação do Arco, pintura e recomposição do piso em volta da base do monumento, foram alocados R$ 219.197,84.

História

A Maria Fumaça, uma locomotiva a carvão fabricada na década de 1940, funcionou de 1945 a 1960. Durante este período, desempenhou um papel crucial no transporte de minério de ferro de Itabira para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Exit mobile version